Pulseiras de identificação garantem mais segurança para o paciente internado no Walfredo Gurgel


Garantir a identificação correta dos pacientes, a fim de assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina, evitando a possível ocorrência de erros. Foi com essa meta que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), implantou desde julho do ano passado, a utilização de pulseiras de identificação para os pacientes internos em suas unidades assistenciais. A medida faz parte da segunda etapa do Procedimento Operacional Padrão (POP), elaborado pelo Núcleo.

Confeccionadas em polipropileno, na cor branca, são impermeáveis (resistentes a água, sabão, álcool e outros materiais abrasivos), de longa durabilidade, antialérgicas e com 29cm de comprimento, as pulseiras contêm impressas informações imprescindíveis, como: nome completo do doente (sem abreviatura), a data de nascimento e o número da Ficha de Internação e Alta (FIA).

Para os pacientes que dão entrada sem identificação, são impressos: admissão (data e hora), sexo e número da FIA.

“A segurança do paciente é uma das ferramentas mais importantes para que se possa prestar uma assistência de qualidade. Equívocos na identificação de um paciente podem ocorrer desde a admissão até a alta. E é justamente para impedir que isso aconteça que estamos implantando esta nova política, para uma maior segurança do paciente”, explica a diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pinheiro”.

Toda a logística que compreende a utilização das pulseiras tem início ainda no setor de internamento, no momento da chegada do paciente. Cabe às equipes registrar as informações do paciente no sistema Salux, em seguida na pulseira e na placa de identificação do leito. Ao final, todo o material é entregue ou ao próprio paciente ou ao acompanhante que repassa todos os documentos ao setor de Serviço Social.

Às equipes de enfermagem cabem a conferência dos dados e a fixação da pulseira, preferencialmente no braço direito do paciente. Na impossibilidade, o profissional segue a sequência no sentido horário (punho esquerdo, tornozelo esquerdo, tornozelo direito). A afixação ocorre no setor onde o doente será admitido (atendimento, observação clínica, politrauma, UTIs, enfermarias, centro cirúrgico).

Para que seja mantida a integridade da pulseira e dos dados registrados, são feitas inspeções diárias, verificando a legitimidade das informações e a solicitação de troca, sempre que necessário. Sobre esse ponto a coordenadora do NSP, Amanda Carvalho, diz que “a pulseira só pode ser retirada caso seja danificada ou esteja causando algum desconforto ou para o paciente. Mas, mesmo neste caso, deve ser imediatamente reposta”, alerta.

Amanda explica ainda que a conferência dos dados acontece sempre que qualquer profissional de saúde precisa realizar algum procedimento junto ao paciente. “De porte do prontuário, o profissional confere as informações constantes na pulseira e aí se certifica de que aquele é o paciente correto, o que é muito mais seguro para todos”.

Ainda segundo Amanda, “esse é um trabalho com o qual também precisamos contar com o apoio dos usuários, acompanhantes, servidores e gestores. Todos devem estar comprometidos com o cuidado centrado na segurança do paciente”, finalizou.




0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.