1) Canais alternativos
Quem precisar pagar uma conta e encontrar a agência fechada deve tentar
fazer o pagamento por outros canais, como caixa eletrônico, internet,
telefone e correspondentes bancários (além das lotéricas, alguns
hipermercados oferecem o serviço);
2) Negociação com o fornecedor
O pagamento de mensalidades pode ser negociado diretamente com escolas
ou operadoras de planos de saúde, por exemplo. O consumidor deve pedir
uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como
débito na conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções;
3) Multas
O Idec informa que, como a greve não é uma situação gerada pelo
consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele.
Caso o pagamento não seja possível, a dívida não poderá ser cobrada com
juros ou multa;
4) Provas
É interessante manter alguma prova da tentativa de pagamento, como uma
foto tirada do celular mostrando que a agência estava fechada, para
evitar a cobrança de multas ou juros. As próprias notícias publicadas
pela imprensa informando sobre a greve podem servir como prova;
5) Protocolo de atendimento
O consumidor que entrou em contato com a empresa pedindo uma
alternativa para pagamento deve anotar o dia e a hora desse contato,
além de pedir o número de protocolo de atendimento. Essa é outra maneira
de se evitar cobranças futuras, sugere o advogado do Idec (Instituto
Brasileiro de Defesa do Consumidor) Flávio Siqueira Júnior;
6) Procon e Juizados
Se o consumidor tentou pagar a conta, não conseguiu e ainda assim foi
cobrado de multa ou juros pelo atraso, ele deve fazer o pagamento, para
não ter o nome incluído em cadastros de proteção ao crédito. Depois,
deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis;
7) Financiamento imobiliário
A greve pode gerar atraso na análise e na aprovação de financiamentos
de imóveis, e algumas certidões que o consumidor obteve em cartório e
levou ao banco poderão vencer nesse período. Mas, segundo o advogado
Alexandre Berthe, o banco é que terá de assumir a despesa, caso seja
necessário tirar novas certidões;
8) Cuidado com a segurança
O consumidor que não tem o hábito de usar caixa eletrônico e quiser
pagar alguma conta não deve pedir ajuda a estranhos. Como não haverá
funcionário da agência para prestar ajuda, ele deve levar alguém para
ajudar, se necessário. "Aumenta muito a quantidade de golpes nos
períodos de greve", diz o advogado Alexandre Berthe.
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