14 de novembro - O Dia Mundial do diabetes



Comemora-se hoje, 14 de novembro, O Dia Mundial do Diabetes. A campanha que dura todo o mês de novembro, visa chamar atenção das pessoas para essa doença silenciosa que vem sendo uma das principais causas de morte no mundo. O ano de 2013 marca o quinto e último ano da campanha para 2009-2013 que tem como tema "educação e prevenção da diabetes", promovida pela Federação Internacional da Diabetes.

Diabetes mellitus é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue, devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina. A grande maioria dos casos está dividida em dois grupos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. DM 1 é causada pela pouca ou nenhuma produção da insulina e em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária e tem como sintomas: sede, urina e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza. Já na DM 2 a insulina é produzida porém sua ação está dificultada. A instalação do quadro é mais lenta e os sintomas (sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros) podem demorar vários anos até se apresentarem. Se não tratada corretamente pode ser fatal, principalmente por causa das suas complicações.

Para prevenir (diabetes tipo 2, já que a 1 não pode ser prevenida) é preciso diminuir os fatores de risco como: obesidade, hipertensão arterial, altos níveis de colesterol, sedentarismo e outros. Para isso, adotar um estilo de vida saudável - alimentação equilibrada, balanceada e fracionada que ajuda a manter o nível da glicemia melhor e evita a obesidade; praticar atividade física regularmente; realizar exames periodicamente – são formas de prevenção da diabetes.

Para tratamento e controle, se você já é diabético, procure seguir as recomendações medicamentosas, sugeridas por um médico; procure um profissional nutricionista e tenha uma alimentação adequada;pratique exercícios físicos com orientação de um educador físico e faça os exames necessários periodicamente.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.