Atividades escolares da Rede Municipal iniciaram com Aula Inaugural

As atividades escolares da Rede Municipal de Ensino de Nossa Riacho de Santana iniciaram nesta segunda-feira(27) com uma Aula Inaugural com os pais.

A Secretária de Educação Antonia Fernandes fez a abertura e em seguida foi discutido tema: “O papel da família e da Escola na formação do Educando”, com os profissionais: Thales Fabricio (Psicólogo), Tamires Gameleira (Nutricionista) e Aldaécio Lima (Pedagogo).

Foi socializado também a analise de rendimento de todas as Escolas Municipais, Calendário Escolar 2014 e informes gerais.


Pais de todo o município marcaram presença e lotaram o Auditório da Escola Municipal João Bernardino de Lima. 






Professores da rede estadual de ensino entram em greve

Os professores da rede estadual de ensino acabam de decretar greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, 28, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Norte (Sinte), em Natal.

A professora Fátima Cardoso, Coordenadora Estadual do Sinte, explicou que havia uma pauta com várias reivindicações que o governo do Estado assumiu compromisso por escrito que iria atender no dia 28 de fevereiro de 2013. Este compromisso ficou para 29 de agosto.

E segundo Fátima Cardoso, o Governo do Estado novamente não atendeu o que prometeu. “Agora não queremos mais nada escrito e muito menos prometido de boca. Queremos ação prática ou iremos à exaustão com a greve”, diz a coordenadora Fátima Cardoso.

Entre as reivindicações dos professores, está dois projetos de lei que o governo deveria ter enviado para aprovação na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Um sobre a gestão democrática nas escolas e outro sobre redimensionamento do porte das escolas.

Fátima Cardoso também fala sobre gratificações dos servidores nas escolas, das letras (uma espécie de promoção que os professores têm direito) que não estão sendo atendidas pela Secretaria Estadual de Educação e pagas pelo Governo do Estado.

“Também está na pauta um pedido para o Governo do Estado convocar mais professores e fazer processo seletivo para substituir temporariamente os professores que saíram para fazer especialização, mestrado e doutorado”, acrescenta a professora.

Sobre os aumentos que o Governo do estado tem concedido aos professores, Fátima Cardoso disse que o último aumento anunciado foi na verdade um repasse do Piso Nacional e que o Governo do Estado divulgou a informação com outra conotação.

* Jornal de Fato



Prefeitura Municipal de Nossa Riacho de Santana perfura poços em convenio com a SEMARH

De 23 a 26 de janeiro, foram perfurados poços artesianos em cinco comunidades de Nossa Riacho de Santana, foram elas: Sítio Santo Antonio, Cotolezinho, Pau D’arco, Gameleira e Catingueira, com a finalidade de amenizar o problema da escassez de água em nosso município.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, responsável pelo mapeamento das comunidades, levou em conta critérios que definiram as mesmas como as mais necessitadas neste momento.

Com esse trabalho de perfuração e instalação, o município garante o acesso a água da população dessas comunidades para consumo humano e animal. Também foram feitas desobstrução e limpeza de mais dois poços na comunidade de Tabuleiro do Padre.


POÇO DO SÍTIO CATOLEZINHO 

POÇO DO SÍTIO SANTO ANTONIO 



Desobstrução e limpeza em poço do Sítio Tabuleiro do Padre

Polícia de Nossa Riacho de Santana, prende foragido do Presídio de Alcaçuz

Por volta das 6:00 horas desta terça-feira (28), em nossa de Riacho de Santana/RN, a Polícia executou mandado de busca e prendeu Carlos José da Silva Costa, o qual se encontrava foragido do Presídio de Alcaçuz.

De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, o foragido encontrava-se há mais de um mês escondido em uma casa na zona urbana de Riacho de Santana/RN. O mesmo é fugitivo do Presídio de Alcaçuz, onde cumpria pena por tráfico de drogas e roubo e existia um Mandado de Prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Natal/RN.


O condenado foi encaminhado ao Presídio Regional de Pau dos Ferros/RN e deverá ser transferido para Alcaçuz.


Vídeo - Momento da prisão, pelo Sargento Rosano.


Secretaria de Educação realizou a Jornada Pedagógica 2014 com professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.

“Onde quer que haja mulheres e homens há sempre o que fazer, há sempre o que estudar, há sempre o que aprender” Paulo Freire.

Acreditando que refletir e planejar são ações indispensáveis para  melhoria da educação, a Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 23 e 24 de janeiro a Jornada Pedagógica 2014 - Planejamento e Aprendizagem: uma relação articulada.

Após a abertura das atividades, realizou reflexões, discussões, socialização da avaliação de desempenho da SME, analise do rendimento de todas as Escolas Municipais, informes gerais e a construção do contrato didático de cada escola. Concluindo esse momento de valiosa importância, realizou-se uma palestra; Ética no Serviço Público proferida pelo Advogado e Vice-Prefeito, Aristóteles Soares Fontes. Discussão sobre a aula inaugural com o pais que acontecerá nesta dia 27 de janeiro e planejamento das atividades iniciais por níveis de ensino.

A Secretária de Educação, Antonia Maria Fernandes Fontes e todas sua equipe, agradecem a participação de todos, e parabeniza principalmente pelo interesse e compromisso demonstrado por todos na busca da concretização de objetivos e metas educacionais para 2014.  






 

Atividades Escolares da rede Municipal de 2014 iniciam nesta segunda-feira(27) com Aula Inaugural para os pais.

Comunicamos a toda comunidade escolar da Rede Municipal, que nesta segunda-feira dia 27 de janeiro, daremos início as atividades do ano letivo de 2014 e convidamos os pais ou responsáveis (Que tenham filhos em qualquer Escola Municipal) para participarem da aula inaugural a partir das 7h30m na Escola Municipal João Bernardino de Lima.

Ressaltamos que as atividades com os alunos somente a partir da terça-feira, dia 28.

Participe, sua presença é indispensável para um melhor desempenho de seu filho(a).

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Educação



Santanense sofre acidente na BR 405 próximo ao Sítio Catolezinho, zona rural de Nossa Riacho de Santana

Por volta das 9 horas desta sexta-feira, o Senhor Francisco Rivelino Nunes, trafegava pela BR 405, sentido Pau dos Ferros, conduzindo um veiculo, Palio, branco. Perdeu o controle da direção ao desviar um animal, próximo ao Sítio Catolezinho , zona rural de Nossa Riacho de Santana, vindo a capotar. Os ocupantes sofreram ferimentos leves e foram atendidos no Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN.



Nossa Riacho de Santana foi o primeiro município do estado a realizar uma Oficina de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

O município de Riacho de Santana realizou nos dias 14 de 15 de fevereiro a I Oficina de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, Evento que ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Programa Mais Médicos, Secretaria de Estado de Saúde Pública, Prefeitura Municipal de Riacho de Santana e Secretaria Municipal de Saúde de Riacho de Santana.

Foram ministrantes da Oficina a Dra. Uiacy Alencar (Apoiadora do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte), Dra. Cláudia Frederico (Coordenadora do Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte).


Este Evento teve como objetivo maior qualificar os profissionais de saúde do município atuantes nas Equipes da Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família para o enfrentamento as demandas oriundas da população, refletindo acerca dos processos de trabalhos das equipes da atenção básica em saúde, bem como introduzindo novos entendimentos mediante os Programas e Políticas do Ministério da Saúde. Segundo a Dra. Uiacy Alencar, o município de Riacho de Santana está de parabéns por ter sido o primeiro município do Estado do Rio Grande do Norte em solicitar a Instâncias superiores a realização desta Oficina, tendo em vista a necessidade de qualificação constante de seus profissionais onde, no momento atual, passa por uma nova perspectiva de equipe de saúde da família com Profissionais Médicos oriundos de outros Países. Finalizando esta Oficina, os profissionais de saúde elaboram um planejamento estratégico, onde expuseram diversos problemas enfrentados no dia-a-dia das Equipes, propondo soluções e responsabilizando os atores envolvidos nesse processo de enfrentamento para a resolução dos problemas e, consequentemente, melhoria nas condições de vida e de saúde da população santanense.



O papel da família no combate ao bullying

              Embora seja um termo recentemente utilizado, a prática de bullying ocorre há muito tempo. Não se sabe ao certo quando e como iniciou, mas, nos últimos anos, as escolas e profissionais da educação têm direcionado suas atenções para esse fenômeno tão comum e que acarreta inúmeras consequências à vida de um indivíduo.
              Acredito que todos os leitores, ou a grande maioria, já presenciaram situações vexatórias, em que determinado sujeito recebia apelidos, xingamentos, humilhações e até agressões por outra pessoa. Quem nunca teve um apelido que nunca gostou e se envergonhava sempre que alguém o pronunciava? Ou tinha um colega que costumava pegar no seu pé, que insinuava coisas sobre você só para lhe ver triste? Quem já se envolveu em briga escolar ou sentia-se intimidado porque já foi “jurado” na saída da aula? Esses são exemplos comuns de uma realidade cada vez mais viva nos espaços escolares: a prática do bullying.

               Vale salientar, porém, que só podemos afirmar que está ocorrendo bullying quando as situações anteriormente citadas (ou muitas outras que tentem intimidar a vítima: violência física, sexual, verbal ou psicológica) ocorrerem sem motivação; ou seja, não há razão para que alguém agrida outro alguém (a vítima). Por outro lado, sempre há uma intenção pelo agressor, que é de deixar a vítima intimidada e “pra baixo”, além de as ações violentas acontecerem por um longo período de tempo, repetidas vezes.
       Nesse cenário, a família entra como uma entidade de grande importância no controle do comportamento do filho, já que ela é a base educacional do sujeito. Muitas vezes, a ideia de violência só existe porque dentro da própria casa a criança depara-se com agressões verbais e físicas entre pais e entre pais e filhos, acentuada pela ausência de afetividade familiar e inexistência de diálogo. Além disso, a falta de controle e limites em pequenas situações diárias (desde os primeiros anos de vida) e pais que são extremamente punitivos contribuem para a inversão de valores na cabecinha de nossas crianças. Outra atitude tomada pelos pais que influencia no comportamento dos filhos é a superproteção, que retira a autonomia da criança para lidar com as situações adversas que encontra no ambiente escolar.
             Se seu filho estiver envolvido em um caso de bullying (seja ele vítima, agressor ou testemunha da situação), possivelmente ele apresentará alguns dos sintomas abaixo: baixo rendimento escolar; reclama da escola e não quer mais ir a ela; vontade de não sair de casa, com baixa autoestima; tristeza e sentimentos negativos; medo e ansiedade; sentimento de vingança e agressividade; insônia e pesadelos; desinteresse por coisas que gostava de realizar; problemas de saúde sem diagnóstico; insegurança e desconfiança no outro; entre outros sintomas. Vale salientar que não é apenas a vítima que sofre, mas o agressor, os que testemunham, a comunidade escolar, a própria família e outros envolvidos.

Por fim, como os pais podem contribuir no combate ao bullying?

             Primeiramente, crie espaços de diálogo na família, pois é através da conversa que resolvemos muitos problemas; sendo assim, nunca incentive que seu filho “responda com a mesma moeda”, ou seja, não se resolve violência com mais violência. Nunca culpe o filho porque ele está sendo vítima, você estará violentando-o outra vez. Busque sempre controlar suas emoções, pois não adianta fazer nada “de cabeça quente”. Busque entender sempre os motivos que levaram ao bullying, conversando com profissionais da escola e os envolvidos. Crie regras familiares que orientem a conduta dos filhos, estimule as qualidades dos mesmos, conheça as atividades que faz e com quem faz e, acima de tudo, escute sempre o que seu filho tem a falar, por mais que pareça “bobo” ou “irreal”. Além disso, controle as influências da TV, internet e outras tecnologias, estipulando horários de uso. Por fim, seja um eterno parceiro da escola, pois só se produz educação de qualidade quando a escola e a família caminham juntas. 

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) já está em funcionamento em nossa Riacho de Santana.

A atenção em saúde é de extrema importância para a qualidade de vida de um povo, requisitando a atuação de diversos profissionais para constituir uma ferramenta de atendimento eficiente e integral às necessidades do sujeito. Estando a família e a comunidade no centro dessas ações, a união de profissionais de diversas especialidades é indispensável para que seja garantida saúde de qualidade e acessível a todos. Nesse sentido, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado com o objetivo de apoiar as equipes de saúde da família dos municípios, ampliando as ações em saúde.

O NASF deve ser constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento em saúde, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família (ESF) já existentes no território.

Em nossa Riacho de Santana, o NASF já está em funcionamento, contando com a inserção de dois novos profissionais que ainda não existiam no serviço de saúde do município: fonoaudiólogo e psicólogo. Além destes, completam a equipe, profissionais da Nutrição e Educação Física. Os profissionais estão atendendo no Hospital e Maternidade Alexandrina Cajé.

dengue mata. vamos ao combate !



A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a cada ano, cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa doença. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Por isso nós enquanto população santansense devemos começar a fazer a nossa parte, vamos lutar para diminuir os focos e consequentemente o número de pessoas infectadas e quem sabe ate erradicar a doença. Vamos prestar atenção no nosso quintal, tampar reservatórios de água, como cisternas, tanques e fossas; armazenar garrafas com o bico voltado para baixo; remover o lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta; colocar larvicidas em recipientes, como pratinhos de plantas. A borra de café (duas colheres para cada copo de água) é bastante eficaz, sendo necessário repô-la a cada uma semana, após lavá-los com bucha; nunca deixar de atender em sua casa o agente de saúde.

Caso você apresente três ou mais sintomas (febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações) procure a Unidade de Saúde para o tratamento adequado pois a automedicação pode ter efeitos indesejados. No caso da dengue, remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, e outos NÃO podem ser ingeridos, sob o risco de provocarem sangramentos. O repouso e a ingestão de líquidos são de grande importância no tratamento.
 
Cuidado, a dengue mata! Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença. Agora que você já sabe como, faça a sua parte e vamos juntos ao combate.

Prefeito de Nossa Riacho de Santana, Jessé Freitas assina termo de adesão do Programa de Transporte Escolar Rural do RN (PETERN)



O Prefeito de Nossa Riacho de Santana, Jessé Freitas assinou hoje(22) na capital do estado, Natal/RN o termo de adesão que garante o recurso para o transporte de alunos da zona rural.  


Matrículas da Rede Municipal de Ensino iniciam amanhã (9) em Nossa Riacho de Santana


A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Riacho de Santana, inicia amanhã quinta-feira(09) e encerra na sexta-feira(10), o processo de matriculas para os alunos das 10 escolas da Rede Municipal de Ensino. Os pais ou responsáveis devem comparecer na sede da escola interessada no horário de 7h30m as 11h30 e das 13h as 17h. As matriculas das escolas da zona rural serão feitas na sede da Secretaria de Educação. 


Para o ato da matricula, são necessários documentos de identificação, entre eles, certidão de nascimento, carteira de vacina, cartão do SUS e documento do responsável (identidade e CPF).

Ana Beatriz - 9 anos







Enlace Matrimonial - Denis & Tamires