O papel da família no combate ao bullying

              Embora seja um termo recentemente utilizado, a prática de bullying ocorre há muito tempo. Não se sabe ao certo quando e como iniciou, mas, nos últimos anos, as escolas e profissionais da educação têm direcionado suas atenções para esse fenômeno tão comum e que acarreta inúmeras consequências à vida de um indivíduo.
              Acredito que todos os leitores, ou a grande maioria, já presenciaram situações vexatórias, em que determinado sujeito recebia apelidos, xingamentos, humilhações e até agressões por outra pessoa. Quem nunca teve um apelido que nunca gostou e se envergonhava sempre que alguém o pronunciava? Ou tinha um colega que costumava pegar no seu pé, que insinuava coisas sobre você só para lhe ver triste? Quem já se envolveu em briga escolar ou sentia-se intimidado porque já foi “jurado” na saída da aula? Esses são exemplos comuns de uma realidade cada vez mais viva nos espaços escolares: a prática do bullying.

               Vale salientar, porém, que só podemos afirmar que está ocorrendo bullying quando as situações anteriormente citadas (ou muitas outras que tentem intimidar a vítima: violência física, sexual, verbal ou psicológica) ocorrerem sem motivação; ou seja, não há razão para que alguém agrida outro alguém (a vítima). Por outro lado, sempre há uma intenção pelo agressor, que é de deixar a vítima intimidada e “pra baixo”, além de as ações violentas acontecerem por um longo período de tempo, repetidas vezes.
       Nesse cenário, a família entra como uma entidade de grande importância no controle do comportamento do filho, já que ela é a base educacional do sujeito. Muitas vezes, a ideia de violência só existe porque dentro da própria casa a criança depara-se com agressões verbais e físicas entre pais e entre pais e filhos, acentuada pela ausência de afetividade familiar e inexistência de diálogo. Além disso, a falta de controle e limites em pequenas situações diárias (desde os primeiros anos de vida) e pais que são extremamente punitivos contribuem para a inversão de valores na cabecinha de nossas crianças. Outra atitude tomada pelos pais que influencia no comportamento dos filhos é a superproteção, que retira a autonomia da criança para lidar com as situações adversas que encontra no ambiente escolar.
             Se seu filho estiver envolvido em um caso de bullying (seja ele vítima, agressor ou testemunha da situação), possivelmente ele apresentará alguns dos sintomas abaixo: baixo rendimento escolar; reclama da escola e não quer mais ir a ela; vontade de não sair de casa, com baixa autoestima; tristeza e sentimentos negativos; medo e ansiedade; sentimento de vingança e agressividade; insônia e pesadelos; desinteresse por coisas que gostava de realizar; problemas de saúde sem diagnóstico; insegurança e desconfiança no outro; entre outros sintomas. Vale salientar que não é apenas a vítima que sofre, mas o agressor, os que testemunham, a comunidade escolar, a própria família e outros envolvidos.

Por fim, como os pais podem contribuir no combate ao bullying?

             Primeiramente, crie espaços de diálogo na família, pois é através da conversa que resolvemos muitos problemas; sendo assim, nunca incentive que seu filho “responda com a mesma moeda”, ou seja, não se resolve violência com mais violência. Nunca culpe o filho porque ele está sendo vítima, você estará violentando-o outra vez. Busque sempre controlar suas emoções, pois não adianta fazer nada “de cabeça quente”. Busque entender sempre os motivos que levaram ao bullying, conversando com profissionais da escola e os envolvidos. Crie regras familiares que orientem a conduta dos filhos, estimule as qualidades dos mesmos, conheça as atividades que faz e com quem faz e, acima de tudo, escute sempre o que seu filho tem a falar, por mais que pareça “bobo” ou “irreal”. Além disso, controle as influências da TV, internet e outras tecnologias, estipulando horários de uso. Por fim, seja um eterno parceiro da escola, pois só se produz educação de qualidade quando a escola e a família caminham juntas. 

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.