UERN E POLÍCIA MILITAR (CPRE) ORGANIZAM BLITZ EDUCATIVA HOJE(25)



O desfecho da “SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO” contará com realização de blitz educativa organizada pelo grupo de estagiários do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros. 

O referido evento parte das atividades da disciplina Estágio Supervisionado III, coordenado pela professora e chefe do departamento de Educação da UERN/CAMEAM, Sheyla Maria Fontenele Macedo, será realizado em conjunto com a Polícia Militar (CPRE), tendo a frente o Major QOPM, Comandante do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, João Sérgio de Oliveira Fagundes, e o 2º Tenente QOPM, Comandante do 1º Grupo do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, José Luciano da Silva Cruz. A ação educativa que também conta com apoio da Autoescola CECAP e acontecerá na próxima terça-feira, dia 25.

A mobilização acontecerá na Avenida da Independência, em frente ao banco do Brasil, na cidade de Pau dos Ferros, e abordará o tema Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida. Em que os estagiários George Mesquita, Nilza Clécia, Socorro Rêgo, Mirna Batista, Rosineide Costa, Antonia Vaneça, Angelica Almeida, Eliacy Aquino e Antônio Gilson, desenvolverão o projeto “Educação para a cidadania no trânsito” fazendo abordagem por meio de panfletos e diálogos com os motoristas, mas tomando como sujeito principal da ação educativa, os motociclistas.

No Brasil o problema do trânsito já se torna uma questão de saúde pública, em que de acordo com dados da OMS (2011), no ano de 2011 foram registrados quase 140 mil mortes por acidentes, o que em via geral, significa imprudência ou falta de educação cidadã no trânsito.

Na cidade de Pau dos Ferros, o respectivo grupo de alunos (as) realizou aula de campo em que detectaram as seguintes infrações de trânsito como mais comuns: uso indevido do espaço público para estacionamentos, motociclistas sem utilizar equipamentos de segurança, motoristas sem cinto de segurança e pedestre que se lançam às ruas mesmo a distância de 2 metros das poucas faixas de pedestre que hoje o município dispõe.

Menciona a professora da UERN, Sheyla Macedo que “Pau dos Ferros é uma cidade de quase 30mil habitantes e que vem crescendo a cada dia, transformando-se principalmente num polo universitário. E que pelo seu crescimento urbano, a questão do trânsito deverá ser tomada como uma das principais preocupações dos novos gestores para o período de 2013 a 2017. Desta forma, é imprescindível que lutemos pela municipalização do trânsito de nossa cidade, em que possamos realmente ter uma engenharia, operação, fiscalização e educação para trânsito”.

No dia da blitz, o grupo de estagiários também realizará uma pequena pesquisa de campo, a fim de identificar quais infrações de trânsito mais cometidas e, ainda, averiguar as expectativas dos cidadãos “pauferrenses’ para um trânsito humanizado.

O professor Gilton Sampaio, Diretor do CAMEAM/UERN, parabeniza a profa. Sheyla e a equipe de Pedagogia e da Polícia Militar pela BLITZ e pelas atividades da Semana Nacional do Trânsito, e ressalta que o trânsito em Pau dos Ferros tem apresentado muitos problemas, de diferentes dimensões, e que ações como essas, em parceria entre órgãos públicos, contribuem tanto para a formação de nossa população sobre os direitos e deveres de ir e vir do cidadão, como também para tornar mais visíveis alguns problemas causados devido a situação problemática e a insegurança do trânsito em Pau dos Ferros.

O objetivo desta iniciativa da UERN é promover ações e reflexões educativas com o intuito de conscientizar a população do município de Pau dos Ferros para a segurança e o respeito à vida, além de consolidar a relação academia/sociedade.

E que os próximos governantes possam realmente contemplar esta vontade do povo de ir e vir com segurança no espaço público.

A Comissão Organizadora

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.