Surge um novo Sistema na rede mundial de computadores para ajudar a polícia na caça aos foragidos da lei o Banco Nacional de Mandados de Prisão

O Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi disponibilizado na Internet assegurado o direito de acesso às informações a qualquer pessoa, independentemente de prévio cadastramento ou demonstração de interesse. O Conselho Nacional de Justiça cabe a manutenção e disponibilização do sistema.

Os mandados de prisão expedidos pelos magistrados serão encaminhados aos Tribunais de Justiça do respectivo estado, e o Tribunal por sua vez fará o encaminhamento para o Banco Nacional de Mandados de Prisão através do serviço de WebService, de acordo com a documentação de caráter restrito, que somente os servidores do setor de Informática do Tribunal poderão ter acesso, haja vista o conteúdo técnico.

Atualmente o sistema já contabiliza em seus registros 155.556 (cento e cinqüenta e cinco mil, quinhentos e cinqüenta e seis) mandados de prisão aguardando cumprimento, e esse número aumenta diariamente na medida que novos mandados são inseridos.

É mais uma ferramenta poderosa no combate ao crime, que não só os operadores de segurança pública, mas a população em geral também dispõe.

O sistema é de fácil operação, qualquer pessoa, mesmo quem não tem muita afinidade com o mundo virtual, poderá acessar o sistema sem problemas. Uma simples consulta através do endereço: www.cnj.jus.br/bnmp, será possível verificar se uma pessoa tem mandado de prisão em qualquer parte do país.

De repente aparece um vizinho novo em nosso bairro, em nossa rua, e ninguém sabe nada a respeito do mesmo, e se de alguma maneira alguém conseguir o nome completo daquele vizinho, só é acessar o sistema e conferir, caso conste mandado de prisão é só ligar para o 190 e informar, não é necessário se identificar, porque a polícia irá ao local e fará o resto. Até mesmo empresários, do pequeno ao grande, podem e devem consultar no sistema o nome de novos candidatos ao emprego e caso conste mandado, faz o mesmo procedimento.

Aos colegas policiais que ainda não tinham conhecimento do sistema, sejam da sede do batalhão, companhias ou destacamentos, peço que anotem e salvem o link, e durante qualquer abordagem à pessoas estranhas, mesmo que não levantem nenhuma suspeita, acessem o Banco e realizem a consulta. Serão gastos apenas alguns minutos e o resultado poderá ser grandioso, tirando mais um foragido de circulação.

Rosano Rego; Cb PM lotado no 7º BPM/RN

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.