Cartilha online dá dicas para internauta não cair em golpes

Os brasileiros que compram pela internet ganharam uma 'Cartilha de Segurança' para evitar problemas com fraudes online. Elaborado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o documento foi lançado nesta segunda-feira, 26.

O fascículo é ilustrado e está disponível em formato PDF. Para facilitar sua compreensão e estimular a disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar boas práticas e dicas para compras seguras.

A cartilha alerta para golpes virtuais como tentativa de utilização de páginas falsas (phishing) por criminosos e a criação de portais de comércio eletrônico ou leilão fraudulentos. O material orienta ainda sobre a possibilidade do consumidor não ter seu produto entregue ou recebê-lo com atraso; atenta também para a compra de produtos danificados e para a possibilidade de ter seus dados financeiros usados indevidamente, entre outros riscos.

O fascículo procura oferecer ainda dicas aos consumidores. O documento começa orientando sobre a importância de usar um computador seguro, evitando máquinas de terceiros. Destaca ainda o cuidado que se deve ter na elaboração das senhas que serão utilizadas nestes sítios.

Com essas premissas atendidas, o CERT.br orienta o consumidor a procurar sempre por marcas confiáveis e recomenda que se faça uma pesquisa na Internet sobre a reputação da loja. Outra dica importante é desconfiar de ofertas muito tentadoras.

A cartilha comenta também sobre a necessidade de sempre guardar as informações sobre a compra, como comprovantes e números de pedido que poderão ser solicitados em caso de problemas futuros. Por fim, no momento do pagamento, a cartilha observa que sistemas de gerenciamento de pagamentos dificultam a aplicação de golpes já que impedem que seus dados sejam acessados por terceiros.

Este é o terceiro conjunto de fascículos e slides publicados este ano pelo CERT.br. Assim como os outros dois, (Redes Sociais e Senhas), a ideia é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para o uso da Internet com mais segurança. Estudo do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) aponta que entre 2010 e 2011 houve crescimento de 69% nas compras feitas via internet.

do Olhar Digital

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.