NOVEMBRO AZUL: MÊS DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA


Chegou novembro, agora é a vez de chamar atenção dos homens para os riscos do câncer de próstata com a campanha "Novembro Azul".  O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido devido sábado (17) ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, porem quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Para ser diagnosticado precocemente é recomendável é que todos os homens, a partir dos 45 anos de idade, façam um exame de próstata anualmente o que compreende o toque retal e o PSA. Muitos homens não querem realizar o exame por medo ou preconceito, porém isso deve ser mudado, pois o exame de toque juntamente com o de sangue são indispensáveis para um diagnóstico precoce.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais, maus hábitos alimentares , sedentarismo e excesso de peso. Por tanto, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Bom, agora que você já sabe de todas essas informações, procure se cuidar. Deixe o preconceito de lado, mostre que você é homem consciente e procure já um serviço de saúde mais perto de você e realize o exame da próstata. Ele é importante, rápido e fácil. Deixe ser tocado!

.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.