JUVENTUDE POLITIZADA - IFRN EM LUTA POR MELHORIAS


Ontem, terça-feira dia 10 de dezembro de 2013, uma massa formada por alunos e servidores do Câmpus Pau dos Ferros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foi ás ruas de Pau dos Ferros exigir melhorias na gestão de recursos hídricos. O cerne do movimento foi a iniciativa do projeto de extensão Água para Todos, do professor de Geografia Luciano Dutra e do Grêmio Estudantil Joaquim Correia. A perspectiva do envolvimento de uma escola com uma questão que muitos consideram política parte da ideologia defendida no projeto de Luciano Dutra, que diz que as escolas, e notoriamente as escolas federais, tem uma responsabilidade gigante para com a formação do país em todos os aspectos. O presidente do Grêmio Estudantil Joaquim Correia diz que "A manifestação parte do princípio que acreditamos que a problemática da seca não deve ser apenas solucionada com medidas emergenciais, e sim devemos  aprender a viver com ela. Também acreditamos que o problema não é apenas a escassez de chuvas ou algo do tipo, e sim o problema é de gerenciamento."
A criação de instituições de ensino superior e técnico/profissionalizante no interior do Brasil não é apenas uma ferramenta de criação de empregos e carreiras, mas sim uma tentativa de despertar novas consciências econômicas, políticas e sociais a partir da realidade cultural da região, com suas potencialidades e problemas. Neste sentido, a manifestação de ontem surgiu com cartazes com frases de efeito que conclamavam a população a exigir seus direitos e chamavam a atenção de autoridades para o problema. 

 O aludido projeto de extensão e o Grêmio Estudantil Joaquim Correia já haviam realizado um Fórum com representações do DNOCS, Caern, prefeitura e estado para debater a situação calamitosa da água, oportunidade na qual o corpo discente e docente do Câmpus se postou frente a frente as autoridades e tiraram dúvidas além de fazerem questionamentos.

Entenda aqui quais são os problemas que Pau dos Ferros vive, e que afetam toda a região tanto através do abastecimento como através do fluxo de estudantes de várias cidades que se dirigem a cidade com destino às instituições federais, particulares e estaduais de educação daquela cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.