Professores da UERN e Ufersa rejeitam propostas e optam por continuar em greve

Em assembleias realizadas nesta quinta-feira (08), os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) rejeitaram as propostas apresentadas pelos governos Estadual e Federal, respectivamente, e decidiram pela continuidade da greve, que já dura mais de quatro meses.

As assembleias foram realizadas em locais diferentes, mas em horários iguais.
Segundo o presidente da Associação dos Docentes da Ufersa (ADUFERSA), Joaquim Pinheiro, a decisão dos professores será apresentada a Comando Nacional de Greve, que se reunirá no próximo final de semana para decidir sobre a continuidade da paralisação.

“Na próxima quarta, teremos nova assembleia na Ufersa para, a partir da posição do CNG, tomar uma posição”, afirma o sindicalista.

Já os professores da UERN rejeitaram a proposta por entender que ela fere o princípio da isonomia, no sentido de que, não contempla os professores aposentados – sendo assim desigual. Para os professores, a proposta também não atende ao pleito no sentido do Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria.

A Associação dos Docentes da UERN (Aduern) informou que, discutiram e aprovaram uma contrapoposta elaborada pelo Comando de Greve, que abre possibilidade para a negociação com o Governo, respeitando os princípios da isonomia e do cumprimento do PCS.

De acordo com os professores, a contraproposta formulada pelo Comando de Greve discute a forma de implementação do auxílio proposto pelo Governo, exigindo prazos para o cumprimento das proposições. Durante a tarde, o Comando se reúne na sede da ADUERN para organizar o documento que será enviado ao Executivo Estadual.

Durante a assembleia, os docentes foram informados que o Governo do Estado protocolou a judicialização da greve dos servidores da UERN.  A categoria que avaliou que a decisão já havia sido tomada pelo Governo quando a proposta foi enviada, no sábado.

“A posição dos grevistas será a de manter a mobilização e estabelecer a negociação com o Governo a partir do que foi deliberado na assembleia”, informou a Aduern.

Segundo a assessoria do órgão, nenhuma movimentação dos professores está marcada até o momento do fechamento desta matéria.


Fonte: Mossoró Hoje

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.