RN já dispõe de seis Centros Especializados em Reabilitação

A equipe estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência vem trabalhando para ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos centros de reabilitação no Rio Grande do Norte.

Nos meses de outubro e dezembro de 2016 o Ministério da Saúde publicou portarias que habilitam os Centros Especializados em Reabilitação (CER) como serviços de referência regional, nos municípios de São José de Mipibu, Areia Branca, Guamaré e Macaíba. O RN ainda dispõe destes serviços nos municípios de Pau dos Ferros e Natal, já habilitados em anos anteriores.

De acordo com Célia Melo, coordenadora de Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência, as recentes habilitações foram possíveis graças ao apoio das equipes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). “Considerando a situação provocada pelo zika vírus e de acordo com os planos regionais de saúde, nós buscamos incessantemente ampliar o acesso a estes serviços, para que a população possa encontrar atendimento na sua região”, explicou Célia.

Nos seis Centros Especializados em Reabilitação são oferecidos os serviços de: Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia e em Múltiplas Deficiências, às pessoas com deficiência (temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua).

Nesta quinta-feira (12), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em visita ao município de Mossoró, conheceu o local de obras onde será construído o Centro Especializado de Reabilitação Maria Benômia Rebouças. O novo CER IV atenderá quatro serviços de reabilitação habilitados: deficiência física, auditiva, visual e intelectual.  O Ministério da Saúde já repassou R$ 4,5 milhões para a obra, que corresponde 90% do valor total que será de R$ 5 milhões. A data máxima para conclusão da construção será em Maio/2017.


CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO NO RN:

I Região:
Centro de Reabilitação de São José de Mipibu - modalidade física, auditiva e visual

II Região:
Centro de Reabilitação de Areia Branca - modalidade física e intelectual

III Região:
Centro de Reabilitação de Guamaré - modalidade física e intelectual

VI Região:
Associação Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros - modalidade física e intelectual (desde 2015)

VII Região:
Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi em Macaíba - modalidade auditiva, física e intelectual

ESTADUAL:
Centro de Reabilitação Infantil e Adulto - ESTADUAL (antigo CRI) - em Natal modalidade auditiva, física e intelectual (desde 2013)





0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.