Governo e BNDES articulam parceria institucional na área de energia renovável


O secretário de Estado do Planejamento e das Finanças Gustavo Nogueira apresentou na manhã desta quinta-feira (16) ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) o Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O Plano será entregue à sociedade em março e foi elaborado no escopo da frente de estratégia do projeto Governança Inovadora.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Flávio Azevedo também participou da reunião destacando as ações do Governo no setor. Pelo lado do BNDES, além do chefe do Departamento Regional Nordeste Fernando Castilhos, integraram a comitiva na audiência o gerente André Luís Souto Souza, o coordenador de Serviço Ricardo Antônio Torres Rodrigues e a diretora Divina Roman, todos do gabinete da Presidência do Banco, sediado no Rio de Janeiro.

A presença do BNDES em Natal tem como objetivo articular, junto ao Governo do Estado, as ações apoiadas pelo Banco que vem sendo desenvolvidas na área de energia renovável no Rio Grande do Norte para otimizar a atuação conjunta do BNDES e das demais instituições envolvidas.    

O Rio Grande do Norte possui excelente potencial para geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis, como eólica (já uma realidade, um dos maiores produtores nacionais)  e solar, contando, ainda, com biomassa de cana, com percentual disponível para exploração no Estado.

O chefe do departamento regional nordeste do BNDES Fernando Castilhos destacou a carteira de projetos do Estado que vem sendo realizada, apesar da crise econômica. “Percebemos que já existe uma série de projetos em andamento no Estado, embora a gente saiba da conjuntura econômica difícil no país. Nossa reunião com os secretários Gustavo Nogueira e Flávio Azevedo foi bastante produtiva. Viemos entender o que o Rio Grande do Norte vem fazendo na área de energia renovável que vai nos dar subsídio para trabalhar em conjunto, melhorando a eficiência das ações”, afirmou.

Para o secretário Gustavo Nogueira (SEPLAN), o apoio que o Estado vem recebendo do BNDES em projetos financiados pelo Banco e a articulação institucional entre o Governo e o Banco devem agilizar novos projetos. “O Rio Grande do Norte tem hoje um Plano estratégico integrado de desenvolvimento baseado em cinco eixos, sendo um deles o de energia. Nosso Estado apresenta um excelente potencial para geração de energia elétrica por meio de fontes renováveis, como eólica, já uma realidade, e solar. O BNDES já apoia vários projetos em andamento no Estado, especialmente os Parques Eólicos. E essa parceria institucional deve tornar mais eficiente os produtos gerados no setor energético”, disse.

Roadshow

Nogueira destacou ainda que a SEPLAN e a SEDEC propuseram ao BNDES a realização de um roadshow (rodada de negócios) em Natal, para apresentação da carteira de financiamento do Banco à segmentos da iniciativa privada tendo como alvo a atração de investimentos para o Estado. O evento está em discussão e deve ocorrer até abril. 


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.