Profissionais do Mais Médicos iniciam especialização em Saúde da Família

Profissionais que atuarão no Programa Mais Médicos iniciaram o Curso de Especialização em Saúde da Família, cuja aula inaugural aconteceu nesta terça-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação à Distância (Sedis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com transmissão em tempo real para o estado, além de Amapá, Roraima e Sergipe.

Ao todo, 300 médicos dos quatro estados farão o curso, que terá duração de 48 semanas, com carga horária de 360 horas, sendo 345 horas na modalidade à distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, realizado pelo Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) da UFRN. As 15 horas restantes são destinadas à elaboração de trabalho de conclusão de curso e projeto de intervenção.

A coordenadora da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos, Ivana Fernandes, participou da solenidade e explica que a especialização faz parte do processo de formação permanente dos profissionais que fazem adesão ao Programa Mais Médicos, que precisam passar por essa e por outras capacitações disponíveis através da Universidade Aberta do SUS (UNA SUS), através da ferramenta Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS).

Segundo Ivana Fernandes, “a especialização possibilita ao aluno médico a melhor compreensão de aspectos inerentes ao seu território de atuação. Trabalhar com a territorialização, a vigilância dos fatores de risco e condicionalidades que desencadeiam doenças e agravos, para poder desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde. Os profissionais também têm acesso à qualificação sobre gestão da clínica e planejamento. Ao final, os especialistas em Saúde da Família e da Comunidade terão mais condições de desenvolver ações voltadas aos problemas e necessidades mais prevalentes, trabalhando de forma articulada com as equipes envolvidas e outros níveis de complexidade do SUS, para a garantia da atenção à saúde da população”.
Estiveram presentes na mesa da aula inaugural Ivana Fernandes, a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a secretária de Ensino à Distância da UFRN, Carmem Rêgo, o coordenador do Sedis, Ricardo Valentim, o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Nascimento, e a coordenadora geral do curso de especialização, Lyane Ramalho.

Mais Médicos no RN

No último dia 15, o RN recebeu 33 novos profissionais do Programa Mais Médicos, que atuarão em Unidades Básicas de Saúde de Natal, São Miguel do Gostoso e Serra do Mel. O RN possui atualmente 314 médicos pelo programa, sendo 136 brasileiros, 35 intercambistas e 143 cubanos. Os profissionais são contratados por três anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.