Consumidores do RN passam a receber novo modelo de conta de água e energia a partir deste mês de setembro

 


A partir desta quinta-feira (1), os consumidores vão passar a receber a conta de água com um formato diferente, segundo anunciou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Segundo a estatal, o novo modelo que passa a valer em setembro traz informações mais detalhadas sobre consumo, análise de água e um novo gráfico de histórico de consumo.

Uma das novidades, é que o consumidor terá a opção de pagar a conta com o pix. O pagamento poderá ser feito por meio de um QRCode que será disponibilizado no canto superior direito.

A fatura foi construída após sugestões recebidas de agências reguladoras. O modelo usado até agosto deste ano tinha mais de dez anos.

"Essa mudança vem sendo planejada há 3 anos, e só não foi feita antes por causa da pandemia. Por enquanto, a cor será o azul mais claro, mas poderá sofrer alterações nos próximos meses. Os valores de consumo não sofrerão alterações e nem a data de leitura será alterada. A ideia da companhia foi trazer facilidade para o consumidor, como o pagamento que pode ser feito atrás do pix e as informações mais detalhadas do consumo. Tudo foi custeado pela companhia, logo o consumidor não sofrerá com nenhum reajuste”, afirmou o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira.

Além da conta de água, os potiguares também passarão a receber um novo modelo de conta de energia em setembro, segundo anunciou a Cosern.




A Neoenergia Cosern inicia nesta quinta-feira (1º) a entrega da nova conta de energia elétrica aos mais de 1,5 milhão de clientes em todo o Rio Grande do Norte.

O documento agora traz mais informações sobre o consumo de cada unidade, o valor das tarifas — Tarifa de Energia (TE) e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) — e os impostos — PIS/Cofins, que são federais, e ICMS, estadual. Esses dados passam a ser mostrados de maneira mais detalhada. Também há um QR Code que pode ser utilizado para verificar a autenticação digital.
 
O novo modelo segue as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para todas as distribuidoras no país, que passarão a utilizar a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e).

Segundo a Cosern, a fatura também destaca o uso do termo "Código do Cliente" em substituição a "Conta Contrato", na parte superior direita do documento. Esse número permite o acesso às informações pessoais nos canais de atendimento da companhia, em que o cliente pode fazer solicitações, negociações e consultar informações sobre a conta e serviços diversos.

Neste novo layout, as informações são apresentadas na fatura com uma fonte maior, facilitando a leitura, e o aumento do quadro que mostra avisos de débito, atendendo a uma demanda verificada em pesquisas.

A entrega da fatura continua sendo feita nos mesmos formatos - impressa, por e-mail para quem optou pela fatura digital, ou ainda por meio dos canais de atendimento da Neoenergia, como os sites das distribuidoras, SMS e WhatsApp.

 

 

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