Ambientes virtuais colaborativos, jogos em sala de aula e uso de
dispositivos móveis, como celulares e tablets, são os aparatos que a
tecnologia deve fornecer à educação brasileira no futuro próximo. É o
que aponta a pesquisa Horizon Report, divulgada nesta
quarta-feira, realizada pelo Sistema Firjan, que reúne cinco
instituições mantidas pela indústria do Rio de Janeiro, em parceria com a
News Media Consortium (NMC), instituição americana voltada à tecnologia
aplicada à educação.
A previsão é que, em até um ano, os dispositivos móveis sejam adotados
de forma intensa no ciclo básico – nas redes pública e privada. O
relatório destaca que no Brasil há 130 celulares para cada 100
habitantes, o que faria desses dispositivos uma "escolha natural para o
aprendizado". "O celular permite ao aluno estudar sempre que quiser e
onde estiver. Os diferentes aplicativos abrem a porta para inúmeras
utilizações no aprendizado", afirma Bruno Gomes, assessor de Tecnologias
Educacionais do Sistema Firjan.
Os games serão outra tecnologia presente nas escolas, apostam os
especialistas. Enquanto os estudos mundiais indicam que os jogos
educacionais só estarão disseminados nas escolas em um prazo de dois a
três anos, no Brasil, isso deve ocorrer mais cedo. "Os brasileiros
formam o quarto maior grupo de usuários de games do mundo, e os jogos
entram cada vez mais cedo na vida das crianças. Como eles já estão
habituados ao uso para diversão, a implantação para fins educativos é
mais fácil".
Nem tudo será festa, porém, aponta o Horizon Report. O estudo
mostra que o país tem enormes desafios pela frente para a adoção
adequada da tecnologia em sala de aula. O primeiro obstáculo é a
dificuldade de acesso à internet. "Ao comparar dados locais com os de
outras nações, é assustador perceber como nossas escolas estão aquém da
infraestrutura necessária", diz Gomes.
O segundo desafio – que não é de maneira alguma menos importante – é a
(falta de) qualificação dos professores para comandar o uso adequado das
tecnologias. É consenso entre especialistas que introduzir equipamentos
de última geração nas salas de aula de nada adiantará se não houver
mudanças nas metodologias de ensino, assim como na grade curricular.
Atrelado a esse obstáculo está o desafio de desenvolver conteúdos
digitais adequados ao ensino. "Ainda que tenhamos infraestrutura e
professores bem treinados, temos pouco material digital, como games e
audiobooks", explica Gomes. Há um vasto material disponível na rede em
língua inglesa. Neste caso, a barreira será o idioma.
da Veja
Os coordenadores do programa farão curso de formação para, em seguida, treinar os multiplicadores, que formarão os professores em cada estado participante.
O ministro destacou a importância da inserção dos professores e das escolas no ambiente tecnológico. “Estamos avançando em uma sociedade do conhecimento, os acervos digitais estão disponíveis na internet, então é preciso inserir professores e a escola neste contexto. Temos este desafio”, disse. Segundo ele, os equipamentos auxiliarão os professores na sala de aula. Mercadante explicou que o professor do ensino médio poderá preparar a aula no tablet e transmitir o conteúdo em um projetor interativo, ou ainda fazer pesquisas. Todas as escolas indicadas pelos estados receberão um projetor para cada quatro salas de aula e dois tablets de 9,7 polegadas.
do FNDE
Ministro da Educação entrega tablets e tem início a formação de coordenadores
CS/MEC (Brasília) - Os 53 coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e representantes de 18 universidades federais participantes desse programa receberam tablets nesta terça-feira, 20, em Brasília, das mãos do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O ministério adquiriu 5 mil unidades desse equipamento para uso de professores do ensino médio. A entrega dos aparelhos nas escolas será realizada em 2013.Os coordenadores do programa farão curso de formação para, em seguida, treinar os multiplicadores, que formarão os professores em cada estado participante.
O ministro destacou a importância da inserção dos professores e das escolas no ambiente tecnológico. “Estamos avançando em uma sociedade do conhecimento, os acervos digitais estão disponíveis na internet, então é preciso inserir professores e a escola neste contexto. Temos este desafio”, disse. Segundo ele, os equipamentos auxiliarão os professores na sala de aula. Mercadante explicou que o professor do ensino médio poderá preparar a aula no tablet e transmitir o conteúdo em um projetor interativo, ou ainda fazer pesquisas. Todas as escolas indicadas pelos estados receberão um projetor para cada quatro salas de aula e dois tablets de 9,7 polegadas.
do FNDE
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