Preocupante, muito preocupante mesmo casos de microcefalia no NE

Todo cuidado é pouco agora com o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, que mata,  e do Zika vírus, que poderá deixar sequëlas em recém-nascidos.
Ainda na última sexta-feira (20), reunidos em Salvador (BA), secretários de Saúde dos estados do Nordeste estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, quando foi entregue um Ofício ao representante do governo federal pedindo o envolvimento maior de todas as instituições de Saúde no país. De acordo com o documento, a Comissão de Seguridade Social da Câmara deverá se reunir esta semana para tratar de ações sobre a microcefalia.
No Ofício encaminhado ao ministro, foi solicitado também um Plano de Ação Nacional para enfrentamento das Arboviroses e de suas complicações que contemplem ações integradas e intersetoriais de controle do vetor, a vigilância sanitária  e organização da linha de cuidado para atenção qualificada aos casos suspeitos.
Ainda foi pedido, diante da necessidade imperiosa de novos recursos e investimentos para o enfrentamento do problema que se agrava,  criar um fundo nacional emergencial para aplicação exclusiva em ações de combate às arboviroses e controle de suas aplicações.
A nível de Rio Grande do Norte, o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, preocupado com o número de casos de microcefalia, já convocou para esta segunda-feira (23), uma reunião para definir acertos do protocolo em virtude do quadro de emergência decretado pelo Ministério da Saúde diante do aumento significativo dos casos de microcefalia no Nordeste.
Como se observa, o quadro é muito preocupante, mais até do que as pessoas possam imaginar. Será preciso ações conjuntas dos órgãos que lidam com a saúde e, sobretudo, a colaboração da sociedade no sentido de se fazer a saúde preventiva, ou seja, se prevenir contra o vetor destas doenças, no caso o Aedes Aegypti.
nominuto*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.