A partir desta quinta-feira (1),
os consumidores vão passar a receber a conta de água com um formato diferente,
segundo anunciou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
Segundo a estatal, o novo modelo que passa a valer em setembro traz informações mais detalhadas sobre consumo, análise de água e um novo gráfico de histórico de consumo.
Uma das novidades, é que o consumidor terá a opção de pagar a conta com o pix. O pagamento poderá ser feito por meio de um QRCode que será disponibilizado no canto superior direito.
A fatura foi construída após sugestões recebidas de agências reguladoras. O modelo usado até agosto deste ano tinha mais de dez anos.
"Essa mudança vem sendo planejada há 3 anos, e só não foi feita antes por causa da pandemia. Por enquanto, a cor será o azul mais claro, mas poderá sofrer alterações nos próximos meses. Os valores de consumo não sofrerão alterações e nem a data de leitura será alterada. A ideia da companhia foi trazer facilidade para o consumidor, como o pagamento que pode ser feito atrás do pix e as informações mais detalhadas do consumo. Tudo foi custeado pela companhia, logo o consumidor não sofrerá com nenhum reajuste”, afirmou o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira.
Além da conta de água, os potiguares também passarão a receber um novo modelo de conta de energia em setembro, segundo anunciou a Cosern.
A Neoenergia Cosern inicia nesta
quinta-feira (1º) a entrega da nova conta de energia elétrica aos mais de 1,5
milhão de clientes em todo o Rio Grande do Norte.
O documento agora traz mais informações sobre o consumo de cada unidade, o valor das tarifas — Tarifa de Energia (TE) e Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) — e os impostos — PIS/Cofins, que são federais, e ICMS, estadual. Esses dados passam a ser mostrados de maneira mais detalhada. Também há um QR Code que pode ser utilizado para verificar a autenticação digital.
Segundo a Cosern, a fatura também destaca o uso do termo "Código do Cliente" em substituição a "Conta Contrato", na parte superior direita do documento. Esse número permite o acesso às informações pessoais nos canais de atendimento da companhia, em que o cliente pode fazer solicitações, negociações e consultar informações sobre a conta e serviços diversos.
Neste novo layout, as informações são apresentadas na fatura com uma fonte maior, facilitando a leitura, e o aumento do quadro que mostra avisos de débito, atendendo a uma demanda verificada em pesquisas.
A entrega da fatura continua sendo feita nos mesmos formatos - impressa, por e-mail para quem optou pela fatura digital, ou ainda por meio dos canais de atendimento da Neoenergia, como os sites das distribuidoras, SMS e WhatsApp.
0 comentários:
Postar um comentário
O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:
1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG
O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:
1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.