Governador será eleito no 2º turno

Os eleitores potiguares decidiram, nas urnas, levar para o segundo turno, no dia 26, a definição sobre o futuro governador do Estado. A disputa ficará entre os candidatos do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, e o do PSD, vice-governador Robinson Faria.  Com o fim da apuração das urnas, o candidato mais votado, Henrique Alves, teve 47,34% dos votos válidos, somando 702.196 sufrágios, contra 42,02% de Robinson – 623.614 votos.  Foram mais de 78 mil votos de maioria.

O terceiro colocado, e considerada a surpresa da corrida eleitoral este ano, com  8,74%, o professor Robério Paulino (PSOL) somou quase 129.616 votos em todo o Estado. Os postulantes do PSTU, Simone Dutra, e do PSL, Araken Farias, obtiveram menos de 1% dos votos válidos.

Os dois candidatos que passam ao segundo turno vão retomar já esta semana as articulações para a nova etapa da campanha. A propaganda eleitoral no Rádio e TV está prevista para começar no dia 11 de outubro, seguindo até o dia 24 de outubro. A eleição ocorrerá no dia 26 de outubro.



Votos nulos 
O número de votos brancos e nulos que representavam 23,34%, enquanto a abstenção este ano ficou em 16,83% dos eleitores aptos a votar no Rio Grande do Norte. Somados, são cerca de 40% do eleitorado que optou por não escolher entre os postulantes à principal vaga da administração estadual, o Executivo.



O percentual se aproxima do total atingido pelo segundo colocado e poderia ter resolvido, ontem, o pleito. Na avaliação do deputado Henrique Alves foi a migração de plataforma expressiva dos indecisos para o PSOL, que o impedirão de comemorar o resultado favorável no primeiro turno. “Os votos indecisos que as pesquisas demonstravam e eu disputava junto ao segundo colocado, na reta final, tendeu para ele (Robério paulino) e eu respeito”, disse.



Os dois candidatos que vão para o segundo turno tentam agora conquistar os votos que foram para o professor Robério Paulino (PSOL).  O candidato do PSD, Robinson se disse “vitorioso” e afirmou que pretende convidar Paulino para apoiá-lo no segundo turno. 



“Há uma identidade, uma afinidade entre as ideias e os eleitores de Robério e os meus. Não estou fazendo apologia, até porque não posso falar por Robério, mas pretendo chamá-lo sim”, afirmou Robinson.



Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Virgílio Macedo Jr., o pleito eleitoral no Estado ocorreu de forma tranquila e dentro do planejado, sobretudo por se tratar do uso de uma nova tecnologia: o sistema de identificação biométrica. Passava das 23h, quando   apuração dos votos foi finalizada  pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). 



“Para a magnitude que tem uma eleição geral, com cinco telas para o eleitor votar – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente –, o que de certo modo demanda mais tempo, o resultado é absolutamente positivo”, frisou.

do Tribuna do Norte



0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.