Governo do RN lança novo Portal de Bibliotecas do RN no dia 14 de outubro

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), lança no próximo dia 14 de outubro o novo Portal de Bibliotecas do Rio Grande do Norte (BIB-RN), que reúne todo o conteúdo bibliográfico das principais instituições públicas do Estado. O evento vai acontecer às 9h no miniauditório da EGRN e é aberto ao público em geral.

Na ocasião, será realizada ainda uma palestra da professora Rildeci Medeiros, ex-presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias e ex-diretora da Biblioteca Central da UFRN. Em sua apresentação, ela vai explicar a importância de um Portal de Bibliotecas para a cultura do Estado.

O objetivo do Portal é contribuir para o fortalecimento das bibliotecas que se beneficiam com as vantagens da catalogação cooperativa e do compartilhamento de informações, promovendo a difusão do acervo de cada instituição participante. Por meio do BIB-RN, as pessoas podem pesquisar livros e documentos de forma mais rápida, além de realizar buscas filtradas de cada instituição cadastrada.

Para a diretora da EGRN, Socorro Ferreira, o benefício da catalogação é significativo. “No momento que propicia um ambiente para divulgação da cultura e incentivo ao hábito de leitura, ancorado no acervo das principais bibliotecas ligadas ao Governo do Estado, um projeto da envergadura do BIB-RN vem contribuir de forma significativa para a missão da Escola de Governo de desenvolver as competências dos servidores públicos estaduais otimizando a capacidade da administração na gestão das políticas públicas”.

O Sistema de Automação de Bibliotecas (Siabi) é o sistema gerenciador do conteúdo digital do BIB-RN, que é fácil de usar e contempla as principais funções de uma biblioteca trabalhando de maneira integrada. O recurso implementa acervos digitais com associação de arquivos de imagem, som, música e vídeo; controla assinatura de periódicos com alerta de vencimento via e-mail e permite que as transações de empréstimos sejam autorizadas a partir da leitura da impressão digital dos usuários.

Atualmente as instituições participantes da REDE BIB-RN são: Academia de Polícia Civil do RN; Academia de Polícia Militar Cel. Milton Freire de Andrade; Assembleia Legislativa do RN; Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa; Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde; Consultoria Geral do Estado; EGRN; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN; Escola da Magistratura do RN; Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy; Ministério Público do RN; Parque das Dunas de Natal; Procuradoria Geral do Estado; Tribunal de Contas do Estado; Tribunal de Justiça do RN; e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras instituições que possuem bibliotecas ou projetos para implantação de bibliotecas/acervos também podem integrar o Portal BIB-RN, aproveitando o benefício das vantagens da catalogação cooperativa, compartilhando informações, agilizando processos e diminuindo custos, além de difundir os próprios conteúdos de caráter bibliográficos.


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.