Rio Grande do Norte pode ter boas chuvas em 2022

 

A seca grave atinge, este ano, 121 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, segundo informações da Defesa Civil do Estado.  O número equivale a 72% das cidades nesta situação. Por causa do momento crítico, o Governo do Estado decretou, na semana passada, situação de emergência no território potiguar “por estiagem prolongada, que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes”. Para 2022, no entanto, a expectativa é de que o cenário seja diferente, com chuvas dentro do normal ou até acima da média em todas as regiões do Estado, segundo a Emparn.
 
Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, explica que as boas perspectivas já começam na estação pré-chuvosa, que se inicia nesta segunda quinzena de dezembro e segue até meados de fevereiro de 2022. “Na terça-feira [14], tivemos chuvas boas na região Oeste – em torno de 10mm a 20mm. Isso é acima do normal para o mês de dezembro, que é um período onde normalmente chove pouco”, aponta.
 
Na próxima semana, especialistas de todo o Nordeste irão se reunir em Campina Grande (PB), para análise da estação chuvosa, que começa em março. Segundo Bristot, não há mecanismos que apontem para mudanças e a expectativa em torno dos bons índices pluviométricos deve se manter também para esse período. 
 
“O pacífico continua mais frio do que o normal, enquanto o Atlântico Tropical Sul está mais quente do que o Atlântico Tropical Norte. Isso mostra uma evolução para que nós tenhamos chuvas – de normal a acima do normal – para os primeiros meses de 2022. Por enquanto, pelo que eu tenho analisado diariamente, não há nenhum fenômeno previsto para os próximos meses capaz de mudar esse cenário”, avalia Bristot.
 
Variação do La Niña
 
De acordo com o meteorologista,  as condições oceânicas atuais (Pacífico mais frio e  Atlântico Tropical Sul está mais quente) têm provocado estabilidade e levado bastante umidade para o interior do Nordeste. Prova disso, segundo ele,  são as fortes chuvas registradas na Bahia e no Piauí. O fenômeno La Ninã pode influenciar na próxima quadra chuvosa, provocando grandes índices pluviométricos, mas ainda é cedo para afirmar se o fenômeno chegará fortalecido ao Nordeste.
 
“Temos observado  uma variação do La Niña de fraca para moderada. Não é interessante criar expectativa em relação a isso. Até fevereiro, poderemos evoluir para um fenômeno mais organizado, porém, até lá, o Pacífico costumar apresentar um aquecimento. Assim, o La Niña  pode perder força e depois voltar, obviamente. Existe uma  variabilidade muito grande aí”, esclarece Gilmar Bristot.
 
Metade dos municípios está em emergência
 
A estiagem prolongada impacta diretamente no volume dos reservatórios que abastecem os potiguares.
 
Dos 48 mananciais monitorados pela   Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), 38 estão com volume inferior a 50%. É o caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Com capacidade para 2.373.066.510 metros cúbicos, o volume atual está em 1.110.293.246 (46,79%).
 
A Lagoa do Bonfim, em Nísia Florets, está com um volume de 38.730.022 m³. O quantitativo corresponde a 45,9% da capacidade total, que é de 84.268.200. O açude Itans, em Caicó tem atualmente apenas 1,06% de seu volume total (800.784 m³ – a capacidade é de  75.839.349m³).
 
Outros dados dão uma ideia dos impactos da seca no Rio Grande do Norte. O relatório atualizado da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil aponta que os reflexos da estiagem no Rio Grande do Norte têm como efeito a decretação de situação de emergência por praticamente metade dos municípios potiguares: são 82 cidades  (49,1% dos municípios do RN) nesta situação. 
 
Além disso, Equador, no Seridó potiguar, está em estado de calamidade pública. Duas cidades estão com colapso parcial no abastecimento de água, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern): Paraná e Serra do Mel.

TribunadoNorte*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.