RN aguarda orientação do Ministério da Saúde para iniciar vacinação contra a Covid em crianças de 3 a 5 anos

 


Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar, de forma emergencial, a utilização da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos, contra a Covid-19, o Rio Grande do Norte ainda não tem previsão para início do uso do imunizante nesse público.

Ao g1 RN, Secretaria Estadual de Saúde Pública informou nesta quinta-feira (14) que aguarda orientações do Ministério da Saúde e a inclusão das doses no Programa Nacional de Imunização (PNI), para distribuir as vacinas aos municípios potiguares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal também não informou data para iniciar a aplicação da vacina no novo público. Na segunda maior cidade do estado, Mossoró, a secretaria municipal disse que iniciará a vacinação logo que o Ministério da Saúde incluir a vacina no PNI.

A aprovação da Anvisa ocorreu na quarta-feira (13), e, logo após, o Instituto Butantan, que produz a vacina, solicitou a inclusão da CoronaVac no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de 3 a 5 anos.

Em algumas cidades do país, já houve definição sobre o início da vacinação. No Rio de Janeiro, a prefeitura da capital definiu que vai vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid a partir desta sexta-feira (15).

Confira, abaixo, perguntas e respostas sobre a imunização das crianças de 3 a 5 anos:

A vacina é a mesma usada em adultos?
Sim. Crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos. Segundo a Anvisa, estudos indicam que a CoronaVac gerou até quatro vezes mais anticorpos contra a Covid-19 no grupo de 3 a 5 anos do que em adultos.

É seguro vacinar as crianças?
A decisão da Anvisa é de que a CoronaVac é eficaz e segura para esse público. Estudos apontaram que o imunizante diminui mortes, hospitalizações e a circulação do vírus.

Quais vacinas foram liberadas para esse público?
Atualmente, para a faixa etária entre 3 e 5 anos, somente a CoronaVac tem aprovação pela Anvisa, mas ainda precisa ser adicionada ao PNI pelo Ministério da Saúde para começar a ser aplicada.

A vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas a partir de 5 anos e a CoronaVac já utilizada para quem tem a partir de 6 anos.

G1RN*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.