Gravidez na adolescência. Previna-se !

Hoje, 26 de setembro, comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência. É uma campanha realizada com o intuito de melhorar a educação sexual e conscientizar sobre a contracepção reduzindo assim os altos índices de gravidez não planejada.

No Brasil e não tão distante da nossa realidade a gravidez na adolescência já é um problema de saúde pública, devido o grande número de casos que vem surgindo a cada dia, isso se da por diversos fatores, tais como: atividade sexual precoce, falta de comunicação familiar, influência de amigos e da mídia, medo ou vergonha de procurar um profissional da saúde, falta de informação  e alguns outros fatores. A gravidez nessa fase da vida tem sido considerada como fator de risco tanto para mãe quanto para o filho, podendo também desencadear alguns transtornos psicológicos e sociais. 

Porém existem muitas formas de mudar essa realidade e isso deve partir principalmente dos próprios adolescentes. Que vocês  saibam esperem a hora certa de iniciar uma vida sexual, ou seja, quando sentirem-se preparados. Não tenham pressa. Conversem com seus pais sobre esse tema, busquem um profissional de saúde para conhecer os métodos que evitam a gravidez, em especial a camisinha, que também protege contra as doença sexualmente transmissíveis, não sintam-se pressionado por amigos ou pelo próprio namorado/companheiro e que pensem nas consequências e responsabilidades de ter uma vida sexual ativa.

Os pais também devem procurar orientar e educar os filhos, não vendo esse assunto como um “bicho de sete cabeças”, entendendo que o filho cresce e vai passar por esse processo, que muitas vezes vem acompanhado de dúvidas e que por receio ou falta de liberdades familiar o jovem acaba procurando esclarecer de forma inadequada.


Por tanto você adolescente se cuide, cuide da sua saúde. Não tenha vergonha, medo ou receio, busquem orientações, busquem um profissional enfermeiro, faça um planejamento familiar e tenha uma vida mais saudável e consequentemente mais prazerosa. 

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.