Preços de remédios ficam até 2,84% mais caros a partir de hoje(31)


Os preços de 13.000 medicamentos ficam mais caros a partir deste sábado, dia 31. O reajuste anual foi confirmado npela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Os reajustes vão variar de 2,09%, 2,47% e 2,84%, dependendo da concorrência no mercado, sendo o maior índice para produtos com mais fabricantes e versões de medicamentos genéricos. Já o índice menor é destinado a produtos ainda protegidos por patentes, como oncológicos, antivirais e vacinas.

Este é o segundo ano seguido que o reajuste dos medicamentos será baixo, de acordo com a Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo). “A indústria farmacêutica tem conseguido segurar seus preços, apesar do expressivo aumento dos custos de produção nos últimos anos e a tendência deve se repetir em 2018”, afirma Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindusfarma.

Os reajustes de preço dos medicamentos têm ficado abaixo da inflação geral. De 2013 a 2017, o IPCA acumulado foi de 36,48% ante 32,51% dos reajustes médios autorizados pelo governo.

“É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias os melhores ofertas dos medicamentos prescritos”, recomenda Mussolini. “Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer.”

Em algumas farmácias e drogarias da cidade, porém, já é possível visualizar banners nas lojas físicas e virtuais com anúncios de aumento de preço dos medicamentos.

VEJA*

Semana Santa será de chuvas em Natal e Interior do RN, prevê Emparn


Previsão dada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) é de que as chuvas continuarão intensas em Natal e Interior do Estado até o começo de abril. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, as precipitações estão de volta, após um veranico ter persistido durante os primeiros quinze dias de março. O veranico é uma massa de ar quente que parte do Oeste para o Leste, bloqueando as nuvens formadas no Oceano Atlântico. “Pelo que foi observado nos últimos dias, ele está indo embora, criando as condições para que as chuvas retornem”, observou.

Mesmo assim, o maior reservatório do RN – barragem Armando Ribeiro Gonçalves – ainda não conseguiu recuperar, de maneira satisfatória, seu nível d’água. Na última sexta feira, 23, inclusive, ele voltou ao seu volume morto. A capacidade do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Em janeiro, a estiagem fez a lâmina d’água da Armando Ribeiro chegar 11,24% da capacidade, atingindo o volume morto – nome dado à reserva de água mais profunda das represas, abaixo dos canos de captação. Só para efeito de comparação, em 2011, com o bom período chuvoso, o índice chegou a 89,52%.

Dos 167 municípios do estado, 99 seguem afetados pela estiagem. Existem ainda 15 cidades vivendo o chamado colapso hídrico, o que obriga a utilização de carros pipa para o abastecimento. Um relatório divulgado no começo do ano pelo Igarn (Instituto de Gestão de Águas do Estado) revelou que os níveis de armazenamento dos reservatórios potiguares nunca estiveram tão baixos.

Para satisfação dos agricultores, as chuvas tendem a se normalizar. O Alto Oeste será a região onde ocorrerão as maiores precipitações. Haverá, contudo, boa distribuição em todo o estado.

AgoraRN*


Presidente da Câmara de nossa Riacho de Santana aderiu a convênio que traz serviços do ITEP e Procon ao nosso município

A partir de agora as Câmaras Municipais associadas a Federação das Câmaras Municipais (FECAM) podem contar com os serviços do ITEP e do Procon Estadual, através do convênio firmado nesta manhã entre a entidade e o Governo do Estado.

O convênio foi assinado na manhã desta segunda-feira, 26, entre as duas instituições, durante assembleia da FECAM, com as presenças do vereador que também preside o legislativo na capital, Raniere Barbosa e do Governador Robinson Faria.

Com a adesão ao convênio, as casas legislativas municipais poderão prestar serviços de emissão de identidade, tanto de primeira via do documento quanto para idosos, ambas gratuitas por lei. Também poderão implantar um sistema de atendimento voltado à defesa do consumidor, oferecido pelo Procon.


O Presidente da Câmara de nossa Riacho de Santana, vereador Elianto Faustino estava no evento e aderiu ao convênio. No próximo mês funcionários da casa serão capacitados para atender a demanda da população santanense. 

IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA




           
SÁBADO 24. 03. 2018
19:00hs- Celebração de encerramento da CF na igreja de São João Batista.

Encontro do grupo de jovens.

DOMINGO 25.03. 2018
7:30hs- Missa de Ramos. Início na resistência de Maria do Céu, na rua Clodomiro Elias.

SEGUNDA-FEIRA 26.04.2018
05:30hs- Ofício das almas, na igreja.
Responsável: Grupos legionários

19:00hs- Celebração do Servo Sofredor, na igreja.
Responsável: Cúria legionária.

TERÇA-FEIRA 27.03.2018
05:30hs - Ofício de Nossa Senhora, na Praça das Flores. Rua Joaquim Soares.
Responsável: Grupo legionário: N. S. Mãe de Jesus Cristo.

08:30hs- Confissão na igreja.

19:00hs- Celebração da Palavra, na igreja.
Responsável: Grupo legionário: Rainha dos Apóstolos.

HOMENS: acompanham Jesus até a resistência de Sinval.
MULHERES: acompanham Maria até a resistência de Maricô.

QUARTA-FEIRA 28.03.2018
05:30hs- Ofício de Nossa Senhora,  no cruzeiro do Bairro São Gonçalo.
Responsável: Grupo legionário: N. S. Aparecida.

18:30hs- Concentração dos grupos para caminhada do encontro, até a igreja.
Responsável: Terço dos homens  e Terço das mulheres. Segue a celebração.
Responsável: Grupo legionário: N. S. Rosa Mística.

QUINTA-FEIRA 29.03.2018
05:30hs- Ofício de Nossa Senhora, no cruzeiro da rua Alexandrina Cajé.
Responsável: Apostolado da Oração.

17:30hs- Missa do Lava Pés;  Translado e adoração ao Santíssimo Sacramento.

SEXTA-FEIRA 30.03.2018
05:30hs Via Sacra pelas ruas da cidade.
Responsável: Grupo de Jovem e grupos da CF.

15:00hs- Celebração da Paixão
Responsável: Apostolado da Oração.

Homem é preso em nossa Riacho de Santana em cumprimento da lei 11340/06 - Maria da Penha



Hoje (23), por volta das 10:00 hrs, a senhora Maria do Céu dos Santos Moura, 46 anos, procurou a sede do destacamento local para denunciar uma suposta agressão que ela teria sofrido no final da tarde do dia anterior. A vítima informou que após  uma discussão com José  Alcivan de Souza, 48 anos, o mesmo teria lhe agredido com murros e socos. 

Segundo a vítima, o fato teria ocorrido em sua residência no sítio Gameleiras, zona rural do nosso município. De posse das informações, a polícia local juntamente com o apoio dos destacamentos de Água Nova e José da Penha, fez diligências e localizou e prendeu o acusado, que é popularmente conhecido por "Zé Bandarra". A vítima é o acusado foram encaminhados até a Delegacia Regional de Polícia Civil para serem tomadas as providências cabíveis.





Nutricionista capacita merendeiras da rede municipal de ensino com objetivo de garantir uma melhor qualidade na merenda escolar

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Secretaria Municipal de Educação, a capacitação anual para merendeiras, ofertado pela Secretaria de Educação, através da coordenação de merenda.

A capacitação que durou o dia todo, foi ministrada pela Nutricionista Jéssica Alves (responsável técnica pela merenda escolar de Riacho de Santana), que abordou temas como: higiene pessoal, higiene de utensílios e equipamentos, higiene do local de trabalho, higiene de alimentos, tipos de contaminação e os seus perigos, recepção de gêneros, transporte e armazenamento dos mesmos. Na oportunidade foi realizado dinâmicas onde pode-se discutir a importância do trabalho em equipe, foi apresentado o cardápio do ano letivo e fichas técnicas de preparação.


A capacitação anual para manipuladores de alimentos tem como objetivo principal a garantia de uma melhor qualidade da merenda escolar ofertada, a fim de atender as necessidades nutricionais do educando durante a sua permanência em sala de aula, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizado e rendimento escolar, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.





IFRN em Pau dos Ferros abre seleção para estagiários de graduação em Administração



A Direção Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do EDITAL Nº 3/2018-DG/PF/IFRN, torna público o processo seletivo para contratação de estagiários (as) de cursos superiores de Administração.

A seleção disponibiliza 2 (duas) vagas, cada uma com carga horária de 30 horas semanais, que serão destinadas aos setores: Coordenação de Serviços Gerais e Manutenção (COSGEM) e Coordenação de Gestão de Pessoas (COGPE).

As vagas têm como perfil desejado: estar cursando do 5º ao 7º período da graduação e ter disponibilidade de horário. Os estagiários selecionados farão jus a uma bolsa auxílio mensal e auxílio transporte, também mensal, com valores informados no edital.

INSCRIÇÃO
A inscrição será efetivada através da submissão do currículo para um dos e-mails: diad.pf@ifrn.edu.br (Diretoria de Administração) ou cogpe.pf@ifrn.edu.br (Coordenação de Gestão de Pessoas), com o assunto "Seleção de Estágio - COGPE/COSGEM". O prazo válido para envio dos currículos é de 2/4 até as 23h59 do dia 6/4/2018.

PROCESSO SELETIVO
A seleção é composta de duas etapas: análise curricular, da qual serão pré-selecionados 8 (oito) candidatos, cuja relação de selecionados deverá ser publicada no dia 13/4. A segunda etapa será realizada no dia 17 de abril, das 9h ao meio-dia, no IFRN, através de teste de conhecimento em Excel e Word. Após o teste, será realizada uma entrevista individual. 

RESULTADO
O resultado final da seleção deverá ser divulgado no dia 23/4/2018, no site do Campus Pau dos Ferros do IFRN. O estágio possui duração de 12 (doze) meses, com possibilidade de prorrogação por igual perído. Outras informações como o valor da bolsa e auxílio transporte, além da regulamentação de seleção, estão estabelecidas no edital. Acesse:




Com investimento do governo Aeroporto de Mossoró é liberado para voos comerciais


 

Após o investimento de cerca de R$ 2 milhões feito pelo Governo do RN e o intenso trabalho que vem sendo realizado há meses pelo governador Robinson Faria e equipe, o Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró, foi liberado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voltar a receber voos comerciais. A emissão do certificado operacional será publicada na edição desta sexta-feira, 23, do Diário Oficial da União. O local foi vistoriado pelos técnicos da Agência em fevereiro. Na ocasião a equipe verificou que, depois das obras realizadas pelo Governo do Estado, as exigências para certificação haviam sido cumpridas.

Com a liberação, o aeroporto poderá receber voos comerciais. Em novembro passado, Robinson Faria esteve pessoalmente na ANAC, em Brasília, para pedir agilidade na liberação do terminal. “Lutamos para que a estrutura fosse reaberta porque sabemos da importância para o Oeste e todo o Rio Grande do Norte. Quando entrar em operação, a unidade vai movimentar o comércio, turismo e economia, possibilitando a ligação direta com outros municípios e estados. É mais uma vitória, fruto do esforço de nossa equipe que trabalha intensamente para trazer investimentos e crescimento para cá”, ressaltou o governador.

De acordo como secretário de Turismo do RN (Setur), Ruy Gaspar, o governo está mantendo contato frequente com empresas e operadoras para atrair voos para o novo aeroporto. No início do próximo mês, Robinson e o titular da pasta terão uma reunião com a Azul Viagens, em São Paulo. A empresa deve instalar a estrutura no terminal de Mossoró ainda em Abril. Após isso, o primeiro voo comercial deve ser lançado em até dois meses.
“A estrutura vai facilitar o acesso de visitantes aos polos turísticos da Costa Branca e Serrano, para conhecer praias, locais históricos e belezas naturais de várias cidades potiguares. Continuaremos na batalha para trazer novas rotas ao aeroporto”, informou o secretário.

Reforma do Terminal
O Governo do Estado realizou obras técnicas relativas a itens como engenharia, segurança e iluminação. No início de 2017, o Executivo Estadual entregou uma reforma no aeroporto que contemplou espaço para lojas de artesanato, mirante do terminal, salas para administração, para Infraero e para empresas aéreas, check-in de passageiros, embarque, sala VIP e banheiros. No Anexo do aeroporto foram reformadas as instalações para abrigar o Corpo de Bombeiros. Foi instalada também uma cerca de isolamento da pista para evitar a entrada de animais e pessoas, além da pintura do prédio. O valor desse investimento foi de cerca de R$ 300 mil com recursos próprios do Governo.



Queda de energia afetou 167 municípios do RN e 12 estados do Norte e do Nordeste


Municípios de ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentaram queda de energia nesta quarta-feira (21): Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

Houve também registro de falta de energia em São Paulo e em Minas Gerais.

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma "perda de carga" causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.
"Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", disse o ministro.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

No Rio Grande do Norte, todos os 167 munícipios foram afetados, segundo a companhia de energia local.

O apagão também atingiu todo o território da Paraíba, de acordo com a concessionária Energisa, e todo o estado do Maranhão, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A queda de energia também afetou todos os municípios de Pernambuco,do Ceará, de Sergipe e da Bahia.

No Piauí, o desabastecimento afetou a capital Teresina.

No Tocantins, Palmas e outras cidades foram afetadas. No Amazonas, a falta de energia afetou Manaus e Manacapuru, na região metropolitana.

Em São Paulo, a concessionária Eletropaulo - que atende a capital e 24 municípios da região metropolitana - informou que a rede foi "parcialmente afetada entre 15h48 e 15h55".

G1RN*

Enem deste ano terá 30 minutos a mais para provas de exatas


Neste ano, os candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Segundo o edital da prova, publicado hoje (21) no Diário Oficial da União, os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia.

Assim como em 2017, neste ano as provas do Enem serão realizadas em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro. A estrutura da prova também não mudou: no primeiro dia serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas, com duração de cinco horas e meia, e no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com cinco horas de duração.

As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio deste ano.

A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.

Isenções
A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita entre os dias 2 e 11 de abril. Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal . Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado.

Os participantes isentos da taxa de inscrição que não compareceram nos dias de prova no Enem do ano passado terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência para fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa. O prazo para justificar a ausência no Enem do ano passado vai de 2 a 11 de abril.

O participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2017 ou tiver a justificativa reprovada após o recurso e desejar se inscrever no Enem 2018 deverá pagar o valor da taxa de inscrição.

AgênciaBrasil*

Vacina contra a febre amarela será ampliada para todo o território brasileiro


Todo território brasileiro será considerado como área de recomendação para vacina contra febre amarela. A ampliação das áreas de cobertura será feita de forma gradual, foi determinada pelo Ministério da Saúde e conta com o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS).

São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que já realizam uma campanha de fracionamento em Estados considerados prioritários, deverão manter a iniciativa e estender para toda população. Nessas três unidades federativas, a imunização será feita com doses fracionadas, com um quinto de imunizante que é usado na dose integral. Nos demais Estados, serão usadas doses integrais da vacina.

“É evidente que o vírus amplia seu espaço a cada ano. Vamos procurar oferecer vacina cobertura (de vacina) a todos os brasileiros”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
A iniciativa de estender a vacinação para toda população já havia sido anunciada pelo governo de São Paulo. Nesse Estado, a ampliação das áreas de recomendação de vacina será feita de forma gradual. A expectativa é de que até julho toda população paulista esteja imunizada. A mesma estratégia será adotada em outros Estados.

Para atender o aumento da oferta de vacina fracionada, uma nova compra de seringas especiais será feita, com 15 milhões de unidades. Além disso, um reforço de outros 15 milhões está chegando ao País. Barros, que na próxima semana deixa o cargo para disputar a reeleição para uma vaga na Câmara dos Deputados, não quis falar sobre a situação de febre amarela do País.

Questionado se agora, quando o número de casos da doença já superaram os que foram registrados durante todo o ano passado, ele reconhece que o País enfrenta um surto da doença, ele dirigiu a resposta para seu secretário de Vigilância em Saúde, Adeilson Calvalcante. Este igualmente não falou sobre surto. “O que queremos é evitar que situação se repita nos próximos anos”, disse.

A partir de julho, a vacinação será estendida para Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. A expectativa é de que, até abril do próximo ano, 1.586 municípios estejam incluídos na área de recomendação da vacina, atingindo todo o território nacional.

A ampliação da recomendação de vacina foi feita depois da entrada em funcionamento de uma nova fábrica de vacina de febre amarela, em Embu, na Grande São Paulo em uma parceria entre o Instituto Biomanguinhos e o laboratório Libbs Farmacêutica.

“A produção já começou, agora aguardamos a validação dos lotes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.”

Questionado sobre qual seria a estratégia caso a produção do imunizante não seja aprovada, o ministro não respondeu.

Estadão*


CCJ da Assembleia aprova empréstimo de R$ 117 mi e acordo com a Petrobras


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 20, dois projetos de lei que podem garantir receitas extraordinárias para o Rio Grande do Norte. A análise das matérias aconteceu com a presença do secretário estadual de Tributação, André Horta.

Um dos projetos aprovados trata da autorização para que o Estado contrate um empréstimo de R$ 117 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Uma vez liberado, o recurso, segundo a mensagem enviada pelo Executivo aos deputados estaduais, seria aplicado na execução do Programa de Integração da Modernização da Administração Fiscal e Financeira do Rio Grande do Norte (Profisco).

O projeto de lei aprovado na CCJ da Assembleia aponta 16 propostas de aperfeiçoamento da administração fiscal do Rio Grande do Norte, cuja implementação depende do aporte financeiro solicitado. As sugestões de melhoria da governança pública estão organizadas em três áreas de intervenção: gestão fazendária e transparência fiscal, administração tributária e contencioso fiscal e administração financeira e gasto público.

A segunda mensagem que avançou na Assembleia nesta terça-feira foi o projeto que autoriza o Executivo a conceder um desconto para que a Petrobras quite sua dívida com o Estado. Atualmente, a Petrobras deve R$ 176 milhões ao Rio Grande do Norte, mas questiona os valores. Para evitar um impasse judicial, a companhia propôs pagar à vista R$ 73 milhões. Para isso, contudo, a Assembleia tem de dar o seu aval até o final deste mês.

“A nossa reunião foi bastante produtiva, contando com a colaboração dos integrantes da CCJ, que antes da discussão e votação das matérias, ouviram as explicações do secretário de Tributação, que mostrou a necessidade da aprovação das matérias. Inclusive a referente a remissão dos créditos, a governança da Petrobras tem até o dia 29 deste mês para depositar R$ 73 milhões na conta do Governo. Esses recursos serão utilizados para pagamento dos servidores”, destacou o presidente da CCJ, deputado Dison Lisboa (PSD).

De acordo com os esclarecimentos do secretário de Tributação, dos recursos a serem recebidos pelo Estado, parte também será rateado entre os municípios, por constituírem receita tributária. Quanto a operação financeira com o BID, André Horta explicou que o empréstimo tem uma carência de cinco anos, com a garantia do Fundo de Participação do Estado (FPE).

Além de Dison, participaram da reunião da CCJ nesta terça-feira os deputados Márcia Maia (PSDB), George Soares (PR), Larissa Rosado (PSB), José Adécio (DEM) e Nélter Queiroz (PMDB). Após a aprovação na CCJ – que analisou 22 matérias ao todo -, os projetos seguirão sendo apreciados em comissões temáticas. Não há previsão para que os textos sejam votados em plenário.

AgoraRN*


Nossa Riacho de Santana é representada pelo poeta Aécio Bento no quadro "O Brasil que eu quero"


Que Brasil você quer para o futuro? A TV Globo quer ouvir o desejo de cada um dos 5.570 municípios do Brasil. O país inteiro vai dar o seu recado nos telejornais da emissora.

O poeta Aécio Bento passou sua mensagem e representou nosso município, o vídeo foi ao ar em rede nacional na última sexta-feira(16) no Jornal Hoje. 

Você pode ser o porta-voz da sua cidade. Basta gravar um vídeo com o celular e enviar para "o Brasil que eu quero", pelo VC no G1.

Confira abaixo o vídeo na íntegra. 

Servidores da UERN encerram greve após 127 dias de paralisação


Os servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte decidiram pelo fim a greve nesta sexta-feira (16), após 127 dias de paralisação. Em assembleia, os servidores decidiram que já retomam as atividades na segunda-feira, porém ainda haverá uma reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) para definir o calendário de aulas.

De acordo com a assessoria de comunicação da UERN, dentre pleitos colocados em discussão com o Governo, apenas o pagamento dos salários até o final do mês foi pactuado. O Executivo não deu respostas sobre o 13º salário, bem como não garantiu a manutenção dos pagamentos em atraso.

G1RN*


Governo decreta emergência pela seca no Estado


A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira(14), no primeiro Planejamento Pedagógico, o lançamento do projeto Sarau Poético. Este ano será realizada a 7ª edição, com o tema: "Poesia com sabor".

Com o objetivo de incentivar a familiarização e a leitura com o texto poético, o projeto visa envolver todos os alunos e alunas da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental em momentos de apreciação literária, culminando em um evento cultural para toda a comunidade.
  
O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (17) decreto que declara por mais 180 dias a Situação de Emergência pela Seca em 153 municípios do Rio Grande do Norte. O documento, assinado pelo Governador Robinson Faria, leva em consideração análises técnicas das áreas do Governo que monitoram a questão da Segurança Hídrica no RN.

Esta é a 10ª vez consecutiva que o governo toma a medida. O objetivo é facilitar o trâmite dos processos que envolvem obras e serviços para minimizar os efeitos da seca, vivenciada pelos potiguares há 6 anos consecutivos, em razão das baixas precipitações pluviométricas.

Segundo os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), os prejuízos monetários decorrentes da escassez hídrica resultam em perda de receitas da ordem de mais de R$ 4 bilhões ao ano, o que representa uma redução superior a 50% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Já o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), aponta uma situação extremamente crítica nos reservatórios. Dos 47 monitorados neste início de 2018, 17 já estão secos e 16 estão em volume morto.

A equipe de Segurança Hídrica do RN é coordenada pelo Gabinete Civil e conta com integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

MUNICÍPIOS

De acordo com a Defesa Civil Estadual, cada município é obrigado a fornecer informações sobre danos e prejuízos decorrentes da seca diretamente ao Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, por meio do preenchimento do Formulário de Informação de Desastre (FIDE). O envio deste documento deverá ser realizado até o dia 19 de março, através da plataforma virtual do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). O atraso no envio implicará na exclusão do município do próximo decreto estadual de situação de emergência.

A comunicação de emergência evita atraso no reconhecimento federal e possibilita que haja nova liberação de recursos que ajudem na adoção de medidas que minimizem os efeitos da estiagem prolongada. Desde 2017 estão sendo empregados R$ 12,7 milhões pelo Ministério da Integração Nacional, para continuidade da Operação Vertente, que fornece água potável à população através de carros-pipa.

Mais informações e esclarecimentos quanto ao FIDE podem ser obtidos através do telefone 3232-5155 ou pelo e-mail: defesacivil@rn.gov.br


No primeiro planejamento pedagógico, Secretaria de Educação de nossa Riacho de Santana fez lançamento da 7ª edição do Projeto Sarau Poético


A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira(14), no primeiro Planejamento Pedagógico, o lançamento do projeto Sarau Poético. Este ano será realizada a 7ª edição, com o tema: "Poesia com sabor".

Com o objetivo de incentivar a familiarização e a leitura com o texto poético, o projeto visa envolver todos os alunos e alunas da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental em momentos de apreciação literária, culminando em um evento cultural para toda a comunidade.










Mais de 95 mil beneficiários ainda não sacaram abono salarial no RN; prazo termina em junho


Trabalhadores do Rio Grande do Norte devem ficar atentos ao calendário de saque do Abono Salarial do PIS/ Pasep ano-base 2016. O Ministério do Trabalho liberou nesta quinta-feira (15) o pagamento do benefício para quem é da iniciativa privada e nasceu nos meses de maio e junho.

Também a partir desta data serão pagos os servidores públicos com final da inscrição 8 e 9. Este é o último lote de pagamento. Com isso, quem se enquadra na regra do abono terá o dinheiro liberado. O prazo final para o saque é 29 de junho. A partir daí, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os recursos disponíveis aos trabalhadores do estado somam R$ 73.333.104,69. No total, 95.907 beneficiários ainda não realizaram o saque. O valor que cada trabalhador tem para receber é proporcional à quantidade de meses trabalhados formalmente no ano-base e varia de R$ 80 a R$ 954. Quem trabalhou durante todo o ano recebe o valor cheio.

Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo. E assim sucessivamente. Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Para os funcionários públicos, a referência é o Banco do Brasil.

No Brasil
O Abono Salarial ano-base 2016 começou a ser pago em 27 de julho de 2017. Desde então, 17.978.582 trabalhadores já receberam o benefício, o que representa 73,3% do total. Os valores sacados até agora somam mais de R$ 13,2 bilhões. Mas ainda há um valor superior a R$ 4,8 bilhões disponíveis.

O ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, lembra que o FAT é a fonte de pagamento do Abono Salarial e do Programa de Seguro-Desemprego. Portanto, o dinheiro que não for usado para pagar esses benefícios agora, será usado no pagamento de benefícios posteriores. “Os recursos do FAT são para os trabalhadores. Esse dinheiro do abono é um direito histórico e importante que foi conquistado. Portanto, não deixe de ver se tem direito ao benefício e, caso tenha, procure uma agência bancária e faça o saque”, reforça.

Quem recebe
Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador tinha de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para mais informações:
• Alô Trabalho do Ministério do Trabalho: 158 
• Caixa: 0800-726 02 07
• Banco do Brasil: 0800-729 00 01
(As ligações são gratuitas de telefone fixo e podem ser feitas de qualquer cidade brasileira)

G1RN*


Prefeito Jessé Freitas em audiência com presença do Juiz Dr. Edison Chaves assinou termo de acordo que beneficiará os servidores municipais


O Prefeito de nossa Riacho de Santana/RN Jessé Freitas, acompanhado do assessor jurídico Dr. João Alexandre, participou na tarde desta quarta-feira(14), de uma audiência de conciliação, na presença do Juiz Dr. Edilson Chaves, e do advogado Dr. Liécio Nogueira, oportunidade em que assinou o termo de acordo que beneficiará os servidores municipais.

Pelo acordo, os servidores começarão a receber seus direitos a partir do mês de março de 2018.

Ao final da audiência, o Prefeito Jessé Freitas foi bastante elogiado por sua iniciativa, tendo o Magistrado Dr. Edilson Chaves afirmado que levará o exemplo do gestor de Riacho de Santana/RN para os demais prefeitos da região.





Governo do RN retoma administração da Fortaleza dos Reis Magos

Foto: Divulgação Governo do RN


A gestão de um dos principais monumentos históricos do Rio Grande do Norte - a Fortaleza dos Reis Magos - voltará ao estado. Desde 2013, a estrutura era mantida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) e pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), ligados ao governo federal.

Uma cerimônia com a assinatura do documento de transfere da administração do forte acontecerá na manhã desta quinta-feira (15). A decisão de transferência aconteceu em maio do ano passado. A cessão ao Estado tem prazo de 20 anos. De acordo com o governo, cerca de R$ 5 milhões serão investidos em obras de restauração do piso, do teto e na acessibilidade à contrução de 420 anos.

O monumento é um dos mais visitados pontos turísticos de Natal e conta uma importante parte da história da capital e de todo o estado. Construída para proteger a cidade ainda na época de sua colonização, a fortificação está localizada na Praia do Forte, Zona Leste da cidade. A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis.

Pelo termo de cessão do equipamento, celebrado entre a Fundação José Augusto e o Iphan, caberá ao Governo do Estado conservar o imóvel, respondendo por todas as despesas de uso, guarda e preservação, seguindo inclusive as orientações do órgão federal.

Patrimônio
A Fortaleza foi tombada em 1949 e ficou sob administração do governo estadual, por meio da Fundação José Augusto. Uma intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do Ipham, mas apenas em 2013 a gestão foi transferida para a União.

G1RN*

Correios podem acabar com frete grátis oferecido por lojas online da China


Em novembro do ano passado, os Correios acusaram lojas online da China de "trapaça" no envio de produtos ao Brasil. Sem citar nomes, a agência estatal disse que empresas chinesas se aproveitam de uma brecha para garantir entregas mais baratas aos brasileiros.

Agora, os Correios se preparam para acabar com a suposta manobra. Em entrevista ao Valor, o presidente da estatal, Guilherme Campos, disse que as ofertas de frete grátis dessas lojas chinesas "trapaceiras" podem acabar ainda em 2018, graças a um novo método de cobrança.

Além disso, Campos disse que a estatal está em contato com o governo chinês para discutir a situação. Em novembro passado, os Correios também disseram que estavam trabalhando com órgãos internacionais de regulamentação para impedir que os chineses continuem com essa prática.

A brecha em questão está numa norma da União Postal Universal, segundo a qual é possível enviar remessas internacionais de até 2 kg de um país a outro sem precisar de registro. É o chamado modelo de "carta simples".

"Aproveitando-se dessa norma, os sites de compras chineses, em sua maioria, têm enviado ao Brasil encomendas sem registro e, consequentemente, sem rastreamento", explica a nota dos Correios. Com isso, as lojas da China gastam menos, enquanto o órgão brasileiro toma prejuízo.

Além disso, os Correios dizem que essa manobra gera outras consequências, como o "aumento no tempo de processo para a triagem dos objetos internacionais, prejudicando os prazos de entrega e levando os consumidores nacionais à impressão de que o processo de correio, de forma geral, é ineficiente".

Os Correios não citam lojas específicas, mas dizem que a China envia mais de 200 mil pacotes ao Brasil todos os dias. De acordo com Campos, a "trapaça" faz com que a estatal deixe de arrecadar R$ 1 bilhão por ano, ou 6% de toda a sua receita em 2017.

Esse novo sistema de cobrança, porém, ainda não foi oficializado e nem tem data para ser efetivado. Os Correios estão nos holofotes da imprensa nos últimos dias após anunciarem mudanças na cobrança de frete que atingem lojas online brasileiras e uma greve que pode atrasar entregas em todo o país.

OlharDigital*


Estão abertas inscrições para curso sobre água voltado para professores da educação básica


Até 25 de março, estarão abertas as inscrições para o curso Água como Elemento Interdisciplinar do Ensino nas Escolas, o qual é voltado para professores da educação básica, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Também podem participar profissionais que atuem com ensino em espaços não formais – como museus, centros de ciências e jardins botânicos – e demais formadores de opinião que atuem em processos de formação de jovens e adultos. Com carga de 80 horas, a capacitação é gratuita e acontece na modalidade de educação a distância (EaD) de 30 de março a 29 de julho.

Este curso possui cinco módulos, sendo o primeiro deles sobre Água: Consumo Sustentável e seus Usos Múltiplos. Na sequência, os alunos aprendem sobre a Situação dos Recursos Hídricos no Brasil, Todos Juntos pela Água e Casos de Sucesso no Cuidado com a Água. No fim, os participantes devem responder às perguntas do módulo de avaliação para que possam obter o certificado. No decorrer de toda a capacitação, haverá tutores para auxiliar os alunos.

O curso é realizado pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP) no contexto do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), que recebeu um aporte de R$ 2,84 milhões da Agência Nacional de Águas (ANA) para o funcionamento da ação sobre o tema água em bases interdisciplinares nas escolas. Os mestrandos do PROFCIAMB serão os tutores.

A capacitação também será oferecida por outras sete instituições de ensino superior: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/BA), Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail tiprofciamb@usp.br.


Para 92% dos brasileiros, é importante que candidatos à Presidência da República defendam controle de gastos públicos


A prioridade do próximo presidente da República deve ser a promoção de mudanças sociais, com melhoria da saúde, educação, segurança e desigualdade social, se depender da opinião da maior parte dos brasileiros. Essa foi a opção que teve o maior número de votos (44%) entre os brasileiros entrevistados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Ibope para realizar a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Perspectivas para as eleições de 2018.

Em segundo lugar, com 32% dos votos, aparece a moralização administrativa, com combate à corrupção e punição de corruptos. Um número menor de pessoas acredita que entre as três opções apresentadas, a prioridade deve ser a estabilização da economia, com queda definitiva do custo de vida e do desemprego (21%). Do total de entrevistados, 1% não quis escolher entre as três opções e 2% não souberam responder.

Apesar de desejarem que o foco do próximo presidente esteja nas questões sociais, 92% das pessoas defendem que é importante ou muito importante que o candidato também defenda o controle dos gastos públicos. O levantamento entrevistou 2 mil pessoas em 127 municípios sobre qual deve ser a prioridade do próximo presidente da República e quais características a população busca no candidato.

"É muito importante que a população tenha consciência da necessidade de se ter o controle das despesas públicas. É uma das propostas previstas no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 por ser fundamental para garantir a estabilidade e a previsibilidade no ambiente macroeconômico, além da melhoria do ambiente de negócios", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

PERFIL DO PRESIDENTE - A maioria dos eleitores concorda que é importante que o candidato acredite em Deus (79%), mas não necessariamente o candidato precisa ser da mesma religião que eles - apenas 29% acham muito importante que o candidato seja da mesma religião. Questionados sobre a classe social do candidato, 52% concordam que preferem candidatos de família pobre. Quanto menor a renda familiar dos eleitores, maior o percentual de concordância de que eles preferem votar em candidatos de família pobre.

Entre as características pessoais que são consideradas muito importantes no candidato, 87% disseram que a principal é ser honesto e não mentir em campanha. Como podiam votar em mais de uma opção, aparecem outras com percentuais acima de 80%: nunca ter se envolvido em casos de corrupção (84%) e transmitir confiança (82%). As características pessoais com menor quantidade de avaliações como 'muito importantes' entre as opções apresentadas foram: ter pouca exposição da vida pessoal (40%) e ser da sua religião (29%).

Já entre as características profissionais, a primeira é conhecer os problemas do país (89%), seguida por ter experiências em assuntos econômicos (77%), por ter boa formação educacional (74%). As opções menos votadas foram: ter trabalhado no setor privado (40%) e ser militar (27%).

EXPERIÊNCIA NA VIDA PÚBLICA - Para 72% dos brasileiros, é importante que o candidato tenha experiência como prefeito ou governador. E a opção de ter experiência e trajetória na política de forma geral foi apontada como muito importante por 62%. A maioria dos brasileiros estuda as propostas dos candidatos antes de decidir o voto (84%), mas 75% dizem não acreditar nas promessas de campanha.

CANDIDATOS X PARTIDOS - A grande maioria (72%) concorda que votam nos candidatos que gostam, independentemente do partido em que estejam. Questionados sobre que partido têm mais simpatia, menos da metade quis escolher uma opção. Enquanto 48% dos eleitores dizem não ter preferência por nenhum partido, 5% não souberam ou não quiseram responder.

Somente quatro partidos tiveram mais de 1% de votos. São eles: PT (19%), MDB (7%), PSDB (6%) e PSOL (2%). Outros 11 partidos tiveram 1% de votos cada e 3% dos eleitores escolheram partidos com menos de 1% de citações cada.

Dos entrevistados, 58% discordam que o seu voto para deputados e senadores serão para candidatos do mesmo partido do voto para presidente.

CORRUPÇÃO PREOCUPA - A pesquisa mostra que 44% dos eleitores estão pessimistas em relação às eleições. Outros 23% não estão otimistas nem pessimistas, 20% estão otimistas e 13% não souberam responder.

O principal motivo para o pessimismo é a corrupção - apontada por 30% em pergunta com resposta espontânea. Também foram apresentados como motivos para o pessimismo a não confiança no governo e nos candidatos (19%). Questionados sobre votar em um candidato acusado de corrupção, mas que tenham o mesmo alinhamento ideológico que eles, 79% dos entrevistados discordaram.

Dos 20% da população que se dizem otimistas, 32% afirmam acreditar na mudança e renovação, 19% têm esperança no voto e na participação popular.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2017 e possui margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.