A partir desta segunda-feira
(21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o
atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade
urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSSou
ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá
direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do
agendamento.
Antes, o segurado precisava
agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo
modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou
pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
Nos casos em que as informações
previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos
sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto
é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança,
não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar
algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência.
O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para
ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais
de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão
acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter
acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez
mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes
eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e
horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone
135.
Veja a lista dos serviços que
passarão a ser agendáveis:
-Alterar meio de pagamento
-Atualizar dados cadastrais do
beneficiário
-Atualizar dados do Imposto de
Renda – Atualização de dependentes
-Atualizar dados do Imposto de
Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
-Atualizar dados do Imposto de
Renda – Retificação de Dirf
-Cadastrar Declaração de Cárcere
-Cadastrar ou atualizar dependentes
para salário-família
-Cadastrar ou renovar procuração
-Cadastrar ou renovar
representante legal
-Desbloqueio do benefício para
empréstimo
-Desistir de aposentadoria
-Emitir Certidão de Inexistência
de Dependentes Habilitados
-Pensão por morte
-Emitir Certidão para Saque de
PIS/Pasep/FGTS
-Reativar benefício
-Reativar benefício assistencial à
pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho
-Renunciar a cota de Pensão por
Morte ou Auxílio-Reclusão
-Solicitar Pagamento de Benefício
não Recebido
-Solicitar valor não recebido até
a data do óbito do beneficiário
-Suspender benefício assistencial
à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
T-ransferir benefício para outra
agência
AgênciaBrail*
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