COSERN ESCLARECE ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O USO DE ENERGIA ELÉTRICA EM CASA


Quando o assunto é energia elétrica, logo pensamos em economia e, portanto, muitas dúvidas surgem na cabeça dos consumidores à respeito dos gastos de cada eletrodoméstico.

Sendo assim, é importante estar por dentro do funcionamento dos eletrônicos, pois esta é uma maneira de economizar no consumo e, consequentemente, evitar que a conta não estoure o orçamento familiar.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, preparou uma série de respostas para algumas das curiosidades dos consumidores, que podem proporcionar economia no uso dos aparelhos domésticos.

Curiosidades:
O ar condicionado consome muita energia elétrica?
Sim, o ar condicionado é um grande vilão na conta de energia, então, a orientação é abrir as janelas e deixe o ar natural ventilar a casa. Além da utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. A orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C a 25ºC, e intercalar com ventiladores. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Um aparelho gasta energia enquanto está conectado na tomada, mas desligado?
Os aparelhos que possuem visores com relógios e outras informações, como fornos de micro-ondas, estão constantemente ligados, apesar de não estarem operando a sua função principal. Qualquer aparelho que possua um controle remoto, ao ser desligado, permanece apenas em stand-by, com os sensores e outros componentes funcionando continuamente. Desta forma, mesmo que você veja televisão apenas uma ou duas vezes por semana, o seu aparelho de TV está continuamente ligado e gastando uma pequena quantidade de energia.

Isso serve também pra carregadores de celular, que conectados o tempo inteiro na tomada estão gastando energia, mesmo que em menor “volume” do que quando o aparelho está sendo recarregado.

Na hora de lavar e passar é melhor juntar muitas peças ou separa-las por dias na semana?
Junte grande quantidade de roupas e passe e lave de uma só vez, aproveite para colocar a quantidade máxima de roupa na máquina, que deve ter o Selo PROCEL de eficiência, e assim reduzir o número de vezes em que o equipamento é ligado. Mantenha o filtro da máquina de roupas sempre limpo.

O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência. Desligue quando for interromper o serviço. Use a temperatura indicada para cada tipo de tecido e comece pelas peças mais leves. Nada de ligar o ferro para passar cada peça em momentos diferentes.

Como reduzir o consumo de energia com chuveiro elétrico na hora do banho?
Use a chave seletora na posição verão, que reduz o consumo de energia em até 30%. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia. Evite também banhos demorados e em horários de pico (de 18h às 21h). Ao se ensaboar, desligue a torneira do chuveiro.

As lâmpadas LED são as mais econômicas entre as outras?
Isso mesmo, as lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 30% no consumo mensal de uma residência, além de possuir uma vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas).

Durante o dia, aproveite a iluminação natural. Abra janelas e cortinas. Apague as lâmpadas de ambientes desocupados. Procure pintar paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz e diminuem a necessidade da iluminação artificial.

Como fazer um uso eficiente de Geladeira e freezer?
Instale em locais afastados de parede, sol e fogão. Tire e guarde alimentos de uma só vez. Não guarde alimentos quentes, nem sem tampas. Não forre as prateleiras, pois dificulta a circulação do ar. Não coloque roupas para secar na parte de trás. E lembre- se de não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Fazendo uso eficiente de energia, o consumidor pode ter até 40 % de desconto em sua conta de luz. A Cosern aconselha também a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.



0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.