De julho a
dezembro de 2018, quase quatro mil cortes de ligações clandestinas de água em
todo o Estado contabilizaram um retorno financeiro de R$ 915 mil à Companhia de
Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O resultado é fruto de um
trabalho do Grupo de Elite de Fiscalização, criado em 2018 e coordenado pela
Unidade de Arrecadação e Cobrança (UCAF) e pela Gerência Comercial de Natal
(GCN), em junho como ação emergencial para combater fraudes de clientes da
Caern em Natal e no interior. Além do retorno financeiro, é verificado também
uma melhora no abastecimento da população.
No total,
foram executadas 3.335 ordens de serviço de corte (imóveis em débito) e
supressão (ligações clandestinas), um impacto positivo na diminuição de perdas
da empresa, tendo em vista que as estatísticas de perdas consideram as perdas
físicas (vazamentos, etc.) e as aparentes (perdas comerciais, o que deixa de
ser faturado). Segundo a Chefe da UCAF, Ana Karine Brito, ao todo foram
realizados cinco ciclos de fiscalizações coordenados em campo pelo Chefe do
Núcleo de Fiscalização da Natal Sul, José Xavier Filho. Diante do resultado,
este será um trabalho que terá continuidade em 2019.
As cidades
foram escolhidas com o apoio dos Coordenadores Comerciais de cada Regional, que
fizeram o levantamento daquelas com maior necessidade e demanda de trabalho. O
Grupo realizou inspeções ainda em Natal, Parnamirim, Macau, Caicó, Jardim de
Piranhas, Tibau e Parelhas.
NEGOCIAÇÃO DE
DÉBITOS
As ligações
irregulares de água, conhecidas como “gatos”, afetam toda a coletividade. Além
de ser crime, a água que não é faturada entra nas estatísticas de perdas e
interfere na regularidade do abastecimento de uma região, tendo em vista que é
uma água que está sendo desviada do real consumidor, ocasionando falta d`água a
este e desperdícios por parte de quem está consumindo sem pagar a conta.
A Caern
trabalha na perspectiva de regularizar todas as ligações irregulares ou
suprimidas (cortadas) por falta de pagamento. O cliente pode procurar qualquer
unidade de atendimento da Companhia para negociar a quitação de seus débitos e
garantir o fornecimento em seu imóvel de maneira regular.
0 comentários:
Postar um comentário
O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:
1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG
O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:
1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.