Detran suspende obrigatoriedade de registro de contratos

Está suspensa a obrigatoriedade de registro de contratos de financiamento de veículos no Rio Grande do Norte. A decisão é do diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Érico Vallério Ferreira de Souza, e está publicada na edição desta quinta-feira (15) do Diário Oficial do Estado. A suspensão do registro ocorre por prazo indeterminado até que se planeje uma nova estrutura para realizar o serviço.

Ontem, as atividades da Central de Registro de Contratos (CRC), administrada pela empresa Planet Business Ltda., foram encerradas por decisão judicial e parecer da Procuradoria-geral do Estado (PGE). A Planet é investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades com empresas ligadas ao advogado potiguar George Anderson Olímpio da Silveira - denunciado por formação de quadrilha, fraude em licitação e corrupção ativa. A cobrança da taxa de registro de contratos de financiamentos de veículos é uma das supostas fraudes no Detran apontadas pela operação Sinal Fechado.

A decisão de suspensão da obrigatoriedade ocorreu pois "a autarquia não dispõe de condições técnicas para realização dos serviços inerentes aos registros de contratos, necessitando de um lapso temporal para adequação técnica", como relata a Portaria nº 1567 /2011 publicada no DOE.  

O diretor-geral do Detran determinou ainda que o setor competente da autarquia realize "a urgente adequação das condições técnicas para realização dos registros dos contratos, até a definição de um novo modelo". A urgência é necessária pois o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) instituiu a obrigatoriedade do registro de contratos de financiamento de veículos automotores desde o ano de 2009.


Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.