CONVERSANDO COM OS FILHOS SOBRE SEXUALIDADE

Muitos pais se assustam quando os filhos começam a questionar sobre suas origens e aspectos sexuais: “como nasci?”, “de onde vêm os bebês?”, “para que serve o ‘pipi’?”, “cadê o ‘pipi’ da mamãe?”, entre outros. Em alguns casos, os pais se angustiam ainda mais com comportamentos sexualizados, como a excitação das crianças, o toque em suas partes íntimas, a curiosidade nas partes íntimas alheias, os beijinhos trocados entre crianças e o exibicionismo ao correr pelado frente às visitas, por exemplo. É natural que os pais tentem se esquivar da responsabilidade de responder ou enfrentar tais situações, afinal, “porque meu filho, tão novo, fala ou faz isso?”.

Tratar sobre o tema com crianças, em especial, sempre foi muito difícil, pois os pais acreditam que estão numa idade muito precoce para falar de assuntos “de adultos”. O que não sabem é que, mesmo ainda sendo muito novos, os filhos fazem essas perguntas porque já estão prontos para aprender sobre a temática; os pais, por medo ou despreparo, é que não criam um espaço de diálogo em casa para acolher esses questionamentos.

É óbvio que precisamos respeitar a capacidade de compreensão de cada um, pois não é todo assunto que envolva sexualidade que pode ser tratado a qualquer tempo com os filhos. Com as crianças, a conversa pode ser iniciada com a discussão dos papéis de menina e menino (gênero feminino e masculino): as brincadeiras, o que vestir, os brinquedos e conhecendo o corpo. Ao decorrer dos anos, falar sobre a real origem (e descontruir os mitos da cegonha e da sementinha), a formação de grupos de amigos e sobre família são boas alternativas. Já na adolescência, os pais poderão, de forma mais aberta, tratar sobre primeiro beijo, fica, namoro, masturbação, virgindade, relações sexuais, orientação sexual, gravidez na adolescência e, transversalmente, (pre)conceitos, respeito às diferenças, pensamentos e emoções de viver a sexualidade.

Vale salientar que quanto mais natural e verdadeira for essa conversa entre pais e filhos, mais confiança os pequenos (e futuros grandes indivíduos) poderão ter nos pais. Caso contrário, o tema sexualidade chegará aos olhos e ouvidos dos filhos através da televisão, da internet, dos colegas, entre outras fontes não seguras, expondo crianças e adolescentes a perigos invisíveis. Em suma, é a ausência da roda de conversa em casa ou de qualquer espaço de diálogo familiar (em qualquer momento da vida) que retira, dos pais, o encorajamento para falar sobre o assunto com os filhos e distancia estes das orientações dos seus responsáveis.


Parece que é muito simples o que estou falando. Porém, sabe-se que não é, pois a grande maioria de nós adultos também não recebeu orientações precisas nos momentos adequados. Mais precisamente, não fomos preparados para compor respostas na mesma rapidez em que nossos filhos chegam com as perguntas. Porém, o tempo e as exigências da nossa infância não são mais os da infância dos dias atuais. Por isso, precisamos repensar, de maneira urgente, nossos próprios (pre)conceitos e tabus sobre o tema sexualidade, para que possamos lidar de forma responsável com a ‘educação para a vida’ de nossos filhos.

Responder aos questionamentos de nossas crianças e adolescentes de forma clara é ensinar que a sexualidade é própria da natureza humana e vai além de falar de sexo. Falar sobre sexualidade perpassa o contexto familiar, social, cultural e psicológico de cada indivíduo; é falar de sentimentos, sensações, de amor e possibilita tornar nossos filhos em adultos mais confiantes e responsáveis.


Em caso de dúvida, procure sempre um profissional para auxiliá-lo na nobre tarefa de orientar.  

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.