Universidades projetam expansão no interior do RN nos próximos anos

Dentro da política de expansão e interiorização do ensino superior, as universidades instaladas no Rio Grande do Norte projetam a criação de novos cursos, abertura de mais vagas e a criação de novos campi em várias cidades do interior.

Entre aquelas que deverá promover um avanço maior neste sentido está a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto visa abertura de ao menos oito novos cursos, enquanto a Universidade do Estado do RN (UERN) tem a meta de construção de um novo campus no município de Apodi.

De acordo com Ângela Maria Paiva Cruz, reitora da UFRN, o processo de expansão segue as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que 33% dos jovens tenham acesso à educação superior nos próximos anos.

Segundo ela, as metas da universidade para os próximos anos são a criação de mais oito novos cursos e a abertura de mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos.
Ainda no Campus de Currais Novos, a ambição da reitoria é promover uma reestruturação do campus com a construção de novos laboratórios, bibliotecas e a criação de novos cursos.

Outra objetivo apontado para os próximos anos nos campi da UFRN nas cidades do interior do estado é a construção de restaurantes universitários em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Universidade Estadual

Única universidade presente em todas as regiões do estado, a UERN também projeta a expansão de suas atividades. No entanto, a ampliação acontecerá em menor proporção.
De acordo com Inessa Linhares, Pró-Reitora de Ensino e Graduação, a meta para os próximos anos é concluir a construção do campus de Apodi que deverá abrigar inicialmente apenas dois cursos, com possibilidade de instalação de outros posterior no local.

“Ainda estamos na fase de estudos. Precisamos estruturar o espaço para só então começarmos a definir que cursos serão ofertados e quantos mais poderão ser oferecidos aos alunos daquela região”, explicou a pró-reitora.

A UERN está presente atualmente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal, e Caicó. No total são 58 cursos de graduação e 15 de pós-graduação.


Portalnoar*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.