Plano Estadual possibilita à população o acompanhamento e avaliação do SUS no RN

Já está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde Pública o Plano Estadual de Saúde (PES) para o período de 2016 a 2019. O documento organizado em parceria com gestores municipais, profissionais de saúde e o Conselho Estadual de Saúde (CES-RN), apresenta as principais metas e diretrizes que vão conduzir o trabalho da saúde pública no Rio Grande do Norte neste intervalo.

O Plano Estadual de Saúde serve de documento norteador ao trabalho a ser desenvolvido pela Sesap e os 167 municípios na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Assim como para o acompanhamento e intervenção dos órgãos de controle público e sociais.

Ele traz novas metas a serem cumpridas e atualiza as questões que ainda precisamos enfrentar. Como é o caso das doenças de notificação compulsória que mais se destacaram no período de 2012 a 2015 no RN: Dengue, Zika vírus, Chikungunya, Microcefalia, Tuberculose, Meningites Bacterianas, Hanseníase, AIDS, Hepatites B e C, Sífilis Congênita, Leishmaniose Visceral, Leptospirose, Esquistossomose e Influenza. Agravos que podem ser evitados e reduzidos por meio de ações eficazes de promoção à saúde junto à população.

O documento traz ainda um retrato de como estão estruturadas as regiões de saúde no Rio Grande do Norte, entre hospitais, unidades de referência e equipamentos. Informações pertinentes para elaboração de planos municipais de saúde, de intervenções nos vazios assistenciais e de ações junto à população, permitindo um maior acesso aos serviços de saúde.

Para elaboração do PES, em 2015 a Sesap promoveu inúmeros encontros e oficinas com profissionais de saúde, gestores municipais, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e de representantes do Conselho Estadual de Saúde. E contou com a consultoria da empresa TGI- Consultoria em Gestão, fruto da parceria realizada entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, por meio do projeto IDF.


Segue o link para o acesso ao documento http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/sesap/DOC/DOC000000000142450.PDF.Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.