Prefeito Jessé Freitas assinou hoje(30) em Natal/RN o termo de adesão ao Selo Unicef 2013/2016



O UNICEF fez hoje 30 de outubro, o lançamento da Edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento aconteceu na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, das 8h às 11h, com a presença de prefeitos(as), primeiras-damas, adolescentes e demais gestores dos municípios potiguares.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo, os municípios assumiram o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social de forma que ao final do período de três anos os indicadores sociais relacionados à infância e adolescência tenham melhorado.

O Prefeito de Nossa Riacho de Santana, Jessé Freitas  estava presente no evento e assinou o termo de adesão ao Selo Unicef 2013/2016.

A iniciativa do Selo foi criada no Ceará, sendo posteriormente ampliada para os 10 estados do Semiárido brasileiro e para 9 estados da região amazônica. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 no estado do Rio Grande do Norte.  


CONVITE - Solenidade de Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) - CAMEAM / UERN

A Chefia do Departamento de Educação/DE do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN) vem encaminhar convite para Vossa Senhoria participar da Solenidade de Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e do lançamento do Edital de Seleção 2014 do PPGE/UERN, a realizar-se em 1º de novembro de 2013, às 19h, no Auditório “Prof. Antônio de Farias Capistrano” do CAMEAM/UERN. Certo de contarmos com a Vossa presença, agradecemos antecipadamente.

Profas: Simone Cabral e Francicleide Cesário - Chefia do Departamento de Educação/DE do CAMEAM/UERN.

Outubro Rosa. Caminhada de conscientização sobre o câncer de mama em Nossa Riacho de Santana

A Prefeitura Municipal de Nossa Riacho de Santana em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer realizou hoje, em comemoração ao movimento popular Outubro Rosa, uma caminhada de conscientização sobre o câncer de mama.

A caminhada teve início na praça de eventos, passando pela rua principal até a Unidade Alexandrina Cajé, onde foi oferecido um café da manhã para os participantes, exame clínico das mamas por profissionais médicos e enfermeiros, distribuição de panfletos, marcação de mamografia e sorteio de brindes.

O evento contou com a presença de grande parte da população santanense que abraçou a causa do evento e foi sem medo realizar o exame, receber orientações e retirar dúvidas. Se você não pôde participar, ainda pode procure um profissional e realiza o exame clínico das mamas. Cuide-se!


Roniédson Fotógrafo (84) 8107-6818




















Notas sobre a redação do ENEM 2013


O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013 ocorreu nestes dias 26 e 27 de outubro, em todo o território brasileiro, com o maior número de inscritos da história. Na atual edição, a proposta de redação versou sobre o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Como em todas as edições, os temas propostos pelo ENEM buscam aproximar os examinandos de conteúdos amplamente difundidos no Brasil e que sejam passíveis de obter intervenções sociais.


Tive a oportunidade de participar da atual edição e, de forma particular, senti-me satisfeito com o tema, pois estou me especializando em Psicologia do Trânsito e tal tema está presente na minha formação profissional. Dissertar sobre a Lei Seca possibilita pensar o real contexto de aplicabilidade da referida lei no Brasil, e, não menos importante, constatar que a associação de álcool e direção ainda é um problema comum e provedor de inúmeras consequências em nosso país.

De forma breve, citarei alguns recursos que poderiam ser incluídos na redação dos participantes e possíveis intervenções nesse contexto.
  • Por ter entrado em vigor em 2008, a Lei Seca ainda nos dá inúmeras brechas sobre a sua real efetividade, corroborando para essa ideia a revisão pela qual passou no final de 2012 (tornando-a ainda mais rígida sobre o consumo de bebida antes de dirigir).
  • Ela pode mudar estatísticas ao inibir a conduta de motoristas que insistem em associar bebida e direção, adotando medidas de controle como multas, apreensão, perda do direito de dirigir e prisão. Isso é discutido ao constatarmos que o trânsito é um dos contextos que mais matam seres humanos no Brasil, sendo o envolvimento de pessoas alcoolizadas um dos maiores provedores dessa realidade (se envolvendo em acidentes e brigas de trânsito, por exemplo).
  • Outro recurso que poderia (e até deveria) ser utilizado pelo examinando era que, mesmo sem números totalmente definidos e sem ter alcançado o real objetivo com a implantação da lei, pesquisas já apontam uma significativa redução de acidentes de trânsito envolvendo pessoas alcoolizadas e, consequentemente, a diminuição nos gastos públicos com resgate e reabilitação de pessoas, reparo de vias e estruturas de tráfego, indenizações a vítimas, entre outros.
  • Ao mesmo tempo em que a Lei Seca promove o cuidado à vida do outro, ela impõe limites à liberdade individual, pois, com a reformulação da lei em 2012, as punições são as mesmas a todos os indivíduos apreendidos (mesmo que um tenha ingerido menor quantidade de álcool que outro, por exemplo).
  • Vale ressaltar as brechas existentes na lei, em especial a escassa aplicabilidade nas cidades do interior brasileiro, pois é perceptível que a Lei entra em evidência em períodos de maior associação do álcool à direção (verão e carnaval, por exemplo) e em cidades de maior porte populacional.
Embora existam muitos outros argumentos que embasam a discussão dos efeitos da Lei Seca no Brasil (caso tenham interesse, podem comentar abaixo), quero finalizar esse texto com propostas de intervenção que poderiam ser descritas na redação: readequação da Lei sempre que necessário, com constante acompanhamento da sua aplicabilidade e efeitos proporcionados pela mesma; construção de políticas públicas de incentivo ao trânsito seguro, que possam ser aplicadas paralelamente à Lei Seca; intensa fiscalização em todos os lugares do país, que respalde a legalidade no trânsito brasileiro; intervenções de caráter educativo e continuado nas ruas, escolas, meios de comunicação e instituições; incentivos (financeiro ou fiscal, por exemplo) a instituições comerciais que promovam trabalho de conscientização sobre a relação álcool e direção; entre outras propostas (que podem ser citadas nos comentários abaixo).

Agora que as provas passaram, é esperar o resultado individual que sai na primeira semana de janeiro de 2014. 

I Copa Uaite não terá jogos neste final de semana


Em virtude do "ENEM", não teremos jogos neste fim de semana pela Iª Copa "UAITE". A bola só volta a rolar no dia 03/11/2013 para Tigre e Cruzeiro. Mais informações do esporte amador: www.oesporteemfoco.blogspot.com 

Forró dos idosos marca a comemoração ao dia do idoso no CRAS de nossa Riacho de Santana

Na noite deste dia 24/10/2013 aconteceu mais um encontro do grupo de convivência para idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de nossa Riacho de Santana. A noite foi marcada pela comemoração ao dia do idoso (oficialmente lembrado dia 01 de outubro) e contou com a participação em massa dos idosos usuários do CRAS.
O evento contou com homenagens e pronunciamentos de profissionais e integrantes do grupo, exposição do álbum de fotos, dinâmica de grupo, entrega de brindes, jantar comemorativo e, como ponto alto da noite, a partilha do bolo e o forró pé de serra para os idosos.

Como o próprio nome do grupo suscita, “Revivendo nossa história”, os participantes puderam relembrar momentos especiais que já vivenciaram no grupo de convivência e fortalecer os vínculos comunitários, no intuito de continuarem participando ativamente das ações voltadas para o público da terceira idade. Além disso, puderam se divertir e dançar muito forró ao som de Eudigenes e Banda, com o melhor do nosso forró nordestino.



Projeto Sexualidade na adolescência, prevenção e práticas de saúde foi desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes



Na manhã desta quarta-feira (23) foi apresentado na Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes o projeto de intervenção da aluna Irani Oliveira, estudante de geografia do polo universitário de Marcelino Vieira. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda com o tema “Sexualidade na adolescência, prevenção e práticas de saúde” com a colaboração e participação dos profissionais de Nossa Riacho de Santana, o psicólogo do CRAS Thales Costa, a assistente social do CRAS Ingrid e a enfermeira Nayara Fernandes.

O momento contou com a presença de grande parte dos estudantes adolescentes e dos professores da Escola, que participaram e interagiram fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas no final da apresentação dos profissionais. O momento foi de grande valia para todos os adolescentes presentes.

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda” (Paulo Freire).