Cliente de Nossa Riacho de Santana é vencedor do 10º Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito



A seca que assola e castiga todo o nordeste brasileiro desde o ano passado deixou várias vitimas no Alto Oeste e em todo o solo potiguar, com seus rebanhos dizimados e a produção agrícola impossibilitada devido à falta d’agua muitos destes agricultores já se deram por vencidos e partiram em debandada com suas famílias á procura de melhorias no sul do país.

Porém no município de Riacho de Santana encontramos um produtor que superou todas as dificuldade, obtendo o sustento de sua família mesmo durante o período de forte estiagem, através da exploração de apenas 2 hectares na pequena propriedade de seu pai, onde desenvolve a criação de animais e  produção de hortaliças e frutíferas. Através de palestras informativas do AgroAMIGO realizadas na comunidade em parceria do Instituto Nordeste Cidadania, Banco do Nordeste e EMATER, tomou conhecimento do programa e assim pleiteou seu primeiro financiamento no ano de 2009 visando o aumento de seu rebanho, posteriormente sua esposa também teve acesso ao AgroMIGO, com isso aumentaram a sua produção e envolveu além do seu pai, um de seus irmãos na atividade. Sempre honrando com suas obrigações financeiras em dia, Leston como é mais conhecido, conseguiu liquidar antecipadamente o seu primeiro financiamento e solicitou a renovação imediata de seu crédito, alem de sua esposa também acessar a linha de Crédito emergencial. Com mais R$ 5.000,00 liberados nos dois financiamentos, realizou além da aquisição de equipamentos para irrigação e insumos, a reforma do cacimbão e aquisição de ração para seu rebanho, investimentos estes que aumentaram a disponibilidade d’água no imóvel em meio a um período de longa estiagem e possibilitou além da produção de hortaliças e frutíferas, à expansão do cultivo de cebola, atividade que requer bastantes cuidados e com amplo mercado na região, uma vez que toda produção tem comercialização garantida em programas do Governo Federal e Estadual como o Compra Direta e Supermercados que devido à escassez de produção local, recorrem a outros estados produtores como a Bahia para poder atender a demanda local.

Hoje Jose Udileston já é bastante conhecido em toda região, pois além de obter uma boa produtividade, ele chegou a colher uma única cebola com peso de 0,480 Kg, e conseguiu vencer as teorias propagadas por agricultores experientes da localidade, os quais lhe diziam no inicio de sua produção que cebola só dava no sul do pais. Este sucesso só foi possível devido à força de vontade do produtor, que não utiliza de forma excessiva a mecanização no preparo do terreno e nem produtos químicos, priorizando sempre pelo o uso de equipamento a tração animal, defensivos naturais e irrigação por gotejamento, além disso, ele sempre busca informações sobre a atividade e realiza práticas importantes de conservação do solo, como por exemplo, a rotação de cultura onde atualmente está produzindo Melancia consorciada com Maracujá. (fotos em anexo).

O produtor é muito grato ao AgroAMIGO e diz que tudo que tem é graças ao programa, pois proporcionou através do apoio financeiro o desenvolvimento e a expansão de sua atividade, fonte de renda que aliada a programas sociais do governo federal garantem o sustento da família, e com o lucro da atividade adquiriu meio de transporte e substituiu boa parte dos moveis e eletrodomésticos, elevando consideravelmente a qualidade de vida familiar.







Um comentário:

  1. Este cara ai é show, com vontade de superar todas as dificuldades que nossa região nos apresenta, ele deu a volta por cima e mostrou que o alto oeste tem potencial o que falta é vontade de vencer nas pessoas, Parabéns Leste e Irailson, (Talles Gonçalves Assessor de MIcrofinanças Rurais Agroamigo)

    ResponderExcluir

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.