Outubro Rosa, Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama

O mês de Outubro iniciou e junto com ele a campanha Outubro Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em Nossa Riacho de Santana o câncer de mama é um dos mais prevalentes entres as mulheres, daí a importância de conhecer mais sobre o assunto.

O câncer de mama se dá por um crescimento desordenado de células que se multiplicam de forma descontrolada e agressiva formando um tumor maligno (câncer). É mais comum entres as mulheres e se for diagnosticado e tratado precocemente, o prognostico é relativamente bom.

É possível descobrir a doença cedo por meio de alguns exames, principalmente o exame clínico das mamas e da mamografia, para isso as mulheres devem realizar o exame periodicamente, mesmo não havendo alteração nas mamas. O exame clínico é feito por um médico ou enfermeiro que observa e apalpa as mamas buscando nódulo ou alguma outra alteração. As mulheres de 40 anos ou mais devem procurar um posto de saúde pelo menos uma vez ao ano e aquelas com idade entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos.

Existe outro cuidado capaz de detectar precocemente o aparecimento do câncer de mama que é o “auto-exame das mamas”, o mesmo é um exame rápido e prático e pode ser realizado por todas as mulheres através do próprio toque com as pontas dos dedos nas  mamas e axilas, assim como mostra a figura a baixo. Além disso, não abusar de bebidas alcoólicas, não fumar, alimentar-se bem, praticar atividade que movimente seu corpo, evitar o sobrepeso e amamentar são formas de prevenir o câncer de mama.

Já alguns fatores não podem ser prevenidos ou mudados, como por exemplo, o fator genético, portanto a mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano. Já as mulheres que fazem uso de reposição hormonal devem discutir com o seu médico o risco dessa prática.

O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do peito. Também podem aparecer pequenos caroços na região embaixo dos braços, nas axilas. Porém nem sempre essas alterações serão câncer de mama.

        Se você mulher santanense ainda tem dúvida sobre o assunto ou não realizou o exame clínico no último ano, procure um posto de saúde, converse com um profissional médico ou enfermeiro. Procure também se conhecer, se tocar e assim identificar mudanças no seu corpo, pois a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são os melhores remédios. 

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.