RN tem 5º mês seguido de saldo positivo na abertura de empregos

 

O Rio Grande do Norte fechou o mês de outubro com saldo positivo de 4.763 vagas de emprego com carteira assinada. O resultado consiste no quinto mês seguido de bons números na abertura de trabalho em 2020, segundo dados divulgados nesta quinta-feira 26 pelo Ministério da Economia. 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Rio Grande do Norte encerrou o mês de outubro com 13.840 admissões e 9.077 desligamentos contratuais, o que representa uma variação positiva de 1,13%. O saldo de outubro é o segundo melhor da série mensal em 2020. O recorde foi registrado em agosto, com 5.901 novos postos de trabalho criados. Em setembro, o número foi de 4.528 novas carteiras assinadas. 

Ao longo de 2020, contudo, o balanço geral de empregos segue negativo. Com os números de outubro, o saldo total do ano é de 1.103 empregos perdidos entre os potiguares. 

De acordo com os dados do Caged, os registros eram ruins ainda antes da crise sanitária da pandemia da Covid-19 afetar a economia brasileira. O período entre janeiro e maio terminou com resultados negativos. O pior mês foi abril, com um total de 9.518 postos de trabalho fechados no Rio Grande do Norte. 

Pelo quarto mês consecutivo, o saldo de geração de empregos ficou positivo. Foram criadas 394.989 vagas com carteira assinada em outubro, resultado de 1.548.628 admissões e de 1.153.639 desligamentos. 

O estoque, que é a quantidade total de vínculos ativos, em outubro chegou a 38.638.484, variação de 1,03% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, o saldo é negativo em 171.139, decorrentes de 12.231.462 admissões e de 12.402.601 desligamentos. 

Dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas, quatro tiveram saldo positivo no emprego em outubro. O principal foi o setor de serviços, que abriu 156.766 novas vagas. No comércio foram criados 115.647 postos; na indústria, 86.426; na construção, 36.296. 

Segundo Ricardo Valério , presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon), os números do Caged de outubro apontam para uma recuperação da economia potiguar. Ele avalia que os números positivos no saldo de empregos irão persistir no atual patamar até fevereiro. 

“Há uma tendência de que o registro positivo continue no atual momento, com a alta das contratações temporárias iniciada em novembro, algo que deve seguir até fevereiro. O resultado mostra clara de recuperação da economia potiguar. Desta forma, é muito importante que o governo federal continue a estimular o crédito, com juros baixos, para uma retomada ainda mais consistente ao longo próximo trimestre. Haverá uma retração nos empregos a partir de março, com o fim dos contratos temporários, mas se espera uma recuperação gradativa ao longo dos meses, com um pico positivo superando os 3%”, encerra.

AgoraRN*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.