Moagens iniciam amanhã quarta-feira(30) no Engenho do Sítio Pau D'arco em Nossa Riacho de Santana


Moagens no Engenho do Sitio Pau D'arco em Nossa Riacho de Santana iniciam amanhã quarta-feira(30) e não se sabe até quando ficará em funcionamento. O blog visita esta semana e vai mostra vídeos e fotos da produção de: garapa, mel, rapadura e alfenim. 

Seu Antonio Ciriaco (proprietário do engenho), fala que são muitas as dificuldades para colocar o engenho em funcionamento, a mão de obra é escassa e o plantio da cana-de-açúcar está quase acabando no Sítio Pau D’arco, por isso são poucos dias de moagem.

Uma boa notícia, pra quem gosta daquele melzinho com cuscuz.

Confiram como acontece a produção de rapadura

O processo de produção da rapadura é bem sincronizado. Os cortadores começam o corte da cana que, em seguida, é colocada no lombo de jumentos pelos cambiteiros e levados até os tombadores. Estes, por sua vez, entregam às mãos do pé-de-engenho, operário responsável pela introdução da cana nas moendas do engenho. O bagaceiro verde retira o bagaço, do qual é extraída a garapa, e entrega ao bagaceiro seco, que o transporta até o pátio onde fica secando para ser queimado no dia seguinte. Desta forma, dispensa-se o uso de lenhas para aquecer as caldeiras.

Um líquido de cor verde (garapa) que sai das moendas é transportado por meio de tubos até um local chamado paró. De lá, ele é conduzido até as caldeiras e, por um processo de fervura, são eliminados as impurezas, que recebem o nome tiborna. A partir daí, a garapa começa a ganhar consistência e, em seguida, é transferida ao taxo principal, onde é dado o ponto final. Quando chega ao ponto ideal, o líquido se transforma em um mel muito grosso e viscoso que é levado até a gamela para ser cachiada ou moldada a rapadura. Assim termina o processo de fabricação.

A quebra em qualquer ponto deste segmento resulta na parada total da moagem. Da moagem não se extrai só a rapadura, mas também produtos secundários como: mel bruto, mel de dedo, batida, alfenim, tiborna e melaço, que são produzidos em menor escala por serem menos procurados por compradores.
Antonio Ciriaco - Proprietário do Engenho

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.