Em Pau dos Ferros, mutirão atende crianças notificadas com microcefalia

O Centro Especializado de Reabilitação e Habilitação- CERH II da 6ª Região de Saúde localizado em Pau dos Ferros, realizou um mutirão para esclarecimento dos casos suspeitos de microcefalia e emissão do Laudo Médico Circunstanciado. A estratégia foi definida em conjunto com as gestões municipais, incluindo as secretarias de Saúde e Assistência Social.

A ação aconteceu no dia 23 e também teve como objetivo garantir acesso assistencial a exames, consultas e tratamentos especializados, bem como o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento na Atenção Básica. O atendimento incluiu avaliação global, triagem auditiva, orientação psicológica e atendimento em enfermagem, feitos por médico, fisioterapeutas, psicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional, com apoio dos técnicos da Sesap e SMS de Pau dos Ferros.

“A idéia de mutirões foi concebida tendo em vista o tempo exíguo para dar respostas mais efetivas e deverão ocorrer de forma descentralizada nas demais Regiões de Saúde do Estado conforme pactuação realizada na Comissão Intergestora Bipartite (CIB) dos respectivos Centros Confirmadores”, explicou a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Antônia Célia Sales Melo.

Foram atendidas as dez crianças notificadas como caso suspeito em municípios da Região, sendo que cinco tiveram o diagnóstico descartado para microcefalia, quatro confirmados e um aguarda documentação. Todas as crianças com diagnóstico descartado para microcefalia foram orientadas a retornarem com seis meses para outra avaliação global, mantendo o acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento nas respectivas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.


“A avaliação da equipe foi positiva considerando que o momento permitiu atualizar as informações necessárias para a continuidade do cuidado, bem como conhecer a realidade de cada família para definição de estratégias de apoio às gestões municipais. Todos os casos que ainda se mantinham sob investigação foram esclarecidos”, concluiu Antônia Célia.


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.