Eleições 2022 no RN: confira o guia do eleitor com tudo que você precisa saber para o dia do 2º turno

 


Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições gerais no Brasil. No dia, serão escolhidos o próximo presidente da República e os governadores de 12 estados brasileiros.
O Rio Grande do Norte está entre as unidades da federação que não têm disputa estadual, já que a atual governadora Fátima Bezerra (PT) venceu o pleito no primeiro turno.

Os eleitores locais, assim, irão às zonas eleitorais escolherem exclusivamente o futuro presidente. A seguir você confere tudo o que precisa saber para não ter problemas na hora do voto.

No RN, apenas o presidente será escolhido neste domingo. Esse cargo é representado por um número com dois algarismos.

Para votar nas Eleições 2022 o eleitor só precisa ter em mãos documento original com foto, além de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo ao horário de Brasília.

Abstenção
O Rio Grande do Norte tem um total de 2.554.727 eleitores aptos a participarem das eleições deste ano. No primeiro turno, em 2 de outubro, o estado registrou um percentual de pouco mais de 18% de abstenções.

No total, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), 463 mil eleitores que estavam aptos a participar do pleito optaram por não comparecer.

O número maior de abstenções potiguares, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi maior entre o eleitorado masculino: 19% não foram votar. Já 17% das mulheres com domicílio eleitoral no RN não compareceram à zona eleitoral.

Local de votação
A consulta ao local de votação pode ser feita por meio do nome do eleitor ou do número do título eleitoral. Se tiver dúvidas é importante consultar o local da votação. O eleitor que tem e-Título também pode fazer a consulta por meio do aplicativo.

Documentação necessária
Não há obrigatoriedade de se levar o título de eleitor, mas é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quem não votou no 1º turno pode votar no 2º
Aqueles que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022 podem e devem votar no segundo turno, neste dia 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Isso porque, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. No primeiro turno, 463 mil deixaram de votar no RN.

g1rn*

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.