Cresce incidência de dengue no Rio Grande do Norte


A Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) divulgou um novo resumo sobre a análise da situação da dengue no Rio Grande do Norte.

De acordo com o boletim, a incidência geral da doença no Estado subiu, sendo Natal e Parnamirim municípios considerados com alto risco de epidemia.

Em todo o RN, houve um aumento de 91,52% em relação ao ano passado. Entretanto, o número de óbitos por dengue sofreu uma redução de 40%.

Na tentativa de diminuir o número de casos no Estado, a Sesap tem desenvolvido ações no sentido de capacitar os agentes de saúde envolvidos no combate à doença.

No próximo dia 17, médicos e enfermeiros dos 27 municípios da regional de São José de Mipibu receberão treinamento do médico infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ênio Lacerda.

A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap também irá promover no dia 10 de dezembro um Seminário sobre Técnicas Laboratoriais de Dengue com a presença do Dr. Pedro Vasconcelos da Instituição Evandro Chagas de Belém.

Desde outubro, agentes e técnicos de saúde participam de um curso de inclusão digital para que as atividades que desenvolvem sejam executadas de forma rápida e precisa. 24 profissionais já participaram e a meta é incluir mais 46 até o final do ano.

"Precisamos instrumentalizar os supervisores para aperfeiçoar seu trabalho", explica Lúcia de Fátima, assessora técnica do programa de dengue da Sesap.

Além disso, a secretaria repassa aos municípios materiais educativos para serem distribuídos às comunidades e cartilhas instrucionais aos profissionais da saúde. Os hospitais também fazem uso do Cartão de Acompanhamento Ambulatorial, onde constam as principais informações sobre o paciente, incluindo sintomas e tratamentos que ele recebeu em sua última visita à unidade médica.

Sobre o alto índice de infectados, Lúcia afirma, ainda, que a população também precisa fazer a sua parte. "É imprescindível lavar e escovar as caixas d'água semanalmente e deixar esses depósitos sempre cobertos", disse.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.