Inep divulga gabarito oficial do Enem 2011 e é questionado

O Inep disponibilizou em sua página na internet o gabarito oficial do Enem 2011. São oito cadernos, quatro para cada dia da prova, aplicada em 22 e 23 de outubro a cerca de 5,3 milhões de estudantes.

Clique aqui
 e confira os gabaritos.

Assim que saiu o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem), nesta terça-feira, começou a contestação. O professor Francisco Achcar, do Curso Objetivo, questiona o enunciado, e portanto o resultado, de pelo menos duas questões da prova.

A primeira delas é a de número 2 da versão amarela da prova, de ciências humanas, aplicada no sábado. "O enunciado é mal elaborado e causa ruído na interpretação do texto, prejudicando os participantes", diz o professor. No gabarito oficial do MEC, a alternativa indicada como correta é a D. Contudo, de acordo com a correção do Anglo Vestibulares e do Curso Etapa, o correto seria letra B. O Objetivo apontou B e D, mostrando que a proposição causava dúvida.

"O fato de três cursos especializados no Enem apontarem divergência em relação ao gabarito oficial mostra como a questão foi mal elaborada", diz Achcar. O curso ainda estuda se tomará medidas no sentido do contestar oficialmente o resultado oficial do Enem.

A segunda questão alvo de críticas é a 120, também da prova amarela, do exame de linguagens, aplicado no domingo. Ela apresentava um poema do livro Os Cem Melhores Poemas do Século. "O enunciado já traz uma informação equivocada, pois atribui erroneamente um poema a autor que não o escreveu." O texto é atribuído a Gilka Machado, mas na verdade é de autoria de Antônio Cícero.

De acordo com o gabarito oficial, a alternativa correta é a C. O Anglo Vestibulares considera correta a alternativa E, mesma alternativa escolhida pelo Cursinho da Poli. "O Enem dá muito valor à prova de redação. No entanto, peca na redação de seus próprios enunciados", diz Achcar.

Fonte: Veja

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.