As 153 agências dos Correios espalhadas pelo Rio Grande do
Norte começaram, desde segunda-feira (8), a cadastrar pessoas que podem receber
o Auxílio Emergencial de R$ 600 do governo federal durante a pandemia de
Covid-19.
O Ministério da Cidadania e os Correios firmaram uma
parceria para atender à população mais vulnerável, sem acesso a meios digitais,
que ainda não conseguiu solicitar o Auxílio Emergencial.
As pessoas que não têm acesso aos meio digitais serão
cadastradas gratuitamente no programa. Os demais interessados que possuem
condições de acesso à internet devem fazer o cadastro no
aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal ou da Dataprev.
Para evitar aglomerações foi estabelecido um calendário de
atendimento nas agências:
- Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;
- Terça-feira: nascidos em março e abril;
- Quarta-feira: nascidos em maio e junho;
- Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;
- Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Documentação
Para pedir o cadastramento numa agência dos Correios, o
interessado deve apresentar os seguintes documentos:
- Identificação oficial com foto, em que conste também o
nome da mãe do beneficiário;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos membros
da família que dependem da renda do titular e dados bancários ou documento de
identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura
de Conta Social Digital, em nome do titular.
Para os que não são bancarizados, será aberta uma Conta
Social Digital na Caixa, caso o cadastro seja aprovado. Para abertura de conta
deverá ser apresentado um documento de identificação (RG, CNH, passaporte). O
cidadão receberá um protocolo de cadastro ao final do atendimento.
Quem realizar o cadastramento nos Correios poderá consultar
o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado
pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o
comprovante do atendimento de cadastro e o CPF.
Os Correios ressaltam que não realizarão o pagamento do
benefício e que o acompanhamento da liberação também pode ser feito nos canais
disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo
telefone 121.
Na página dos Correios, no
sistema Busca Agência, é possível obter informações sobre as unidades
abertas ao público. A grande maioria dos pontos de atendimento funciona de
segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
G1RN*
0 comentários:
Postar um comentário
O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:
1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG
O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:
1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.