Aulas nas escolas estaduais podem ir até fevereiro de 2011


Os Alu­nos da rede es­ta­dual de en­si­no de­ve­rão ter re­po­si­ção de aulas nos meses de ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro de 2011. De acor­do com a re­co­men­da­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­dual, as­si­na­da pela pro­mo­to­ra de Jus­ti­ça da Edu­ca­ção, Carla Amico, esse pe­río­do será ne­ces­sá­rio para repor o con­teú­do per­di­do pelos es­tu­dan­tes de­vi­do à falta de pro­fes­so­res em sala de aula. De acor­do com a Pro­mo­to­ra, a au­sên­cia de pro­fes­so­res da rede pú­bli­ca de edu­ca­ção e a con­se­guin­te de­fi­ciên­cia na ofer­ta de todo o con­teú­do cur­ri­cu­lar, re­sul­ta­rá no pre­juí­zo ao en­si­no no ano se­guin­te. 

Ainda se­gun­do a re­co­men­da­ção do MP, os pro­fes­so­res tem­po­rá­rios recém con­tra­ta­dos pelo Es­ta­do devem ser de­sig­na­dos para a rea­li­za­ção da re­po­si­ção. A Se­cre­ta­ria Es­ta­dual de Edu­ca­ção de­ve­rá se res­pon­sa­bi­li­zar pela orien­ta­ção e de­ter­mi­na­ção de que as es­co­las con­tem­pla­das com pro­fes­so­res tem­po­rá­rios ofer­tem, em ja­nei­ro e fe­ve­rei­ro, os con­teú­dos cur­ri­cu­la­res não mi­nis­tra­dos total ou par­cial­men­te em 2010. Será ainda obri­ga­ção da Se­cre­ta­ria a fis­ca­li­za­ção e o cum­pri­men­to da re­po­si­ção e a di­vul­ga­ção na co­mu­ni­da­de es­co­lar, pais e alu­nos ma­tri­cu­la­dos, sobre a ofer­ta dessa re­po­si­ção. 

De acor­do com a sub-coordenadora de Ins­pe­ção Es­co­lar da Se­cre­ta­ria Es­ta­dual de Edu­ca­ção, Au­xi­lia­do­ra Al­ba­no, cada es­co­la fará o seu pró­prio ca­len­dá­rio de re­po­si­ção de con­teú­do, já que não exis­te dé­bi­to de dias le­ti­vos, ape­nas de carga ho­rá­ria. "Nosso aluno não tem pro­ble­mas de cum­pri­men­to de dias le­ti­vos, ape­nas de carga ho­rá­ria. Fi­ze­mos todo o es­for­ço ne­ces­sá­rio, mas não con­se­gui­mos dar a carga ho­rá­ria com­ple­ta, mas a si­tua­ção varia de acor­do com cada es­co­la. Exis­tem casos em que os alu­nos não ti­ve­ram aulas de al­gu­mas dis­ci­pli­nas du­ran­te todo o ano, e esse pro­ble­ma será so­lu­cio­na­do agora. Todo o con­teú­do será cum­pri­do", ga­ran­tiu. 

Ainda se­gun­do Au­xi­lia­do­ra, pro­va­vel­men­te as aulas não pre­ci­sa­rão ser es­ten­di­das até o mês de fe­ve­rei­ro, já que à me­di­da que os pro­fes­so­res forem en­cer­ran­do o con­teú­do, os ho­rá­rios serão ocu­pa­dos com os que estão re­pon­do as aulas. "Essas aulas serão re­pos­tas atra­vés de aulas ex­po­si­ti­vas, uti­li­zan­do vá­rias me­to­do­lo­gias, in­clu­si­ve au­lões. Isso irá di­mi­nuir o tempo de re­po­si­ção. Acho que não pre­ci­sa­re­mos ir até o mês de fe­ve­rei­ro", ex­pli­cou. 

Quan­to a re­po­si­ção de aulas em Mos­so­ró, no dia 16 de no­vem­bro, todos os di­re­to­res das es­co­las serão con­vo­ca­dos pela 12ª Dired para re­ce­ber orien­ta­ções sobre o ca­len­dá­rio, e forma de re­po­si­ção das aulas.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.