Riacho de Santana – Selo UNICEF proporciona oportunidade de promover espaços de diálogo entre as políticas locais


O Selo UNICEF proporciona aos municípios a oportunidade de promover espaços de diálogo entre as políticas públicas locais e os atores sociais implicados na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, instiga-os a desenvolver estratégias para melhor atender as necessidades desse público.
Um exemplo disso é a realização do fórum comunitário, que em Riacho de Santana ocorreu no dia 20 de setembro , ocasião em que o município reafirmando seu compromisso em construir novas possibilidades de vida as crianças e adolescentes.

O Fórum foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Riacho de Santana, contando com a participação de diversos segmentos da sociedade e poder público. Quando da sua realização, foi apresentado o diagnóstico do Município mostrando a realidade dos indicadores sociais e suas implicações na situação de infância e juventude. Nessa perspectiva, objetiva-se construir propostas de mudança desses indicadores, promovendo assim, melhoria na qualidade de vida deste segmento específico da sociedade.

De acordo com a articuladora Maria Alcidélia Costa, o “I Fórum Comunitário superou todas as expectativas, proporcionando espaços de comunicação entre os atores sociais. Além disso, nos permitiu obter informações prioritárias do atual perfil das políticas públicas locais voltadas a criança e o adolescente. Podemos ressaltar que o publico se posicionou de maneira transparente acerca das problemáticas abordadas. Desse modo, houve uma sensibilização da sociedade, voltando seu olhar para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, firmando pactos, fortalecendo alianças na efetivação dos objetivos de desenvolvimento e conseqüente superação das fragilidades apontadas nos indicadores de impacto social”.

Concluindo o Fórum, a Comissão elabora o relatório das atividades que será encaminhado ao UNICEF, e constrói a partir das propostas apresentadas o Plano de Ação Municipal que pautará as estratégias de ação desenvolvidas para alcançar as metas necessárias.

O município acredita que o caminho até a superação de todas as fragilidades exigirá além de competência, compromisso com a causa pela qual trabalha e o fortalecimento da rede de atuação, pois não precisa “nadar sozinhos nessa maré”, mas ter parceiros fortes e leais nessa travessia, que o leve aos mágicos sonhos infantis e ousados anseios da juventude. 


Notícia enviada por Markylyana Soares - marquinha_crazy@hotmail.com

Fonte: Portal Selo Unicef

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.