Lei obriga detalhamento de impostos em notas ficais

A partir de junho de 2013, as notas fiscais terão de informar o valor dos impostos embutidos no preço de produtos ou serviços adquiridos pelo consumidor. A obrigatoriedade foi instituída pela Lei 12.741/2012, sancionada, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 10 de dezembro.

A nova lei – de iniciativa popular que reuniu 1,56 milhão de assinaturas – estabelece que sejam identificados sete tributos. São eles: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF); o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); o Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); e o Imposto sobre Serviços (ISS).

No caso dos serviços financeiros, o texto estabelece que as informações sobre os tributos sejam colocadas em tabelas e fixadas nos pontos de atendimento, como agências bancárias. O IOF deve ser discriminado somente para os produtos financeiros – como o PIS.  E a Cofins somente para a venda direta ao consumidor.

Deve mencionar
A norma também estabelece que a nota fiscal deve mencionar o valor da contribuição previdenciária dos empregados e dos empregadores sempre que o pagamento de pessoal constituir item de custo direto do serviço ou produto fornecido ao consumidor. 
Se os produtos forem fabricados com matéria-prima importada que represente mais de 20% do preço de venda, os valores referentes ao Imposto de Importação, ao PIS/Pasep e à Cofins incidentes sobre essa matéria-prima também devem ser detalhados.

Após o vencimento do prazo, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a norma podem ser enquadrados no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/1990. A legislação prevê sanções como multa, suspensão da atividade e cassação da licença de funcionamento.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.