Golpista cria conta falsa no WhatsApp com nome do Padre Nunes de Natal/RN

Um criminoso vem usando as redes sociais, por meio de um WhatsApp falso com o nome do padre Antônio Nunes Araújo – um dos mais identificados com os católicos potiguares – para aplicar golpes. Os alvos são políticos e empresários. “Ele manda mensagens como se fosse eu. Diz que está ajudando crianças e jovens com leucemia e pede dinheiro”, afirmou o religioso.

Padre Nunes disse ao G1 que procurou a polícia na última sexta-feria (1º) e registrou queixa. "Não sei quantas pessoas já foram vítimas, mas muita gente tem me procurado a respeito. O último foi um deputado estadual, que disse ter recebido minha mensagem. A pessoa que criou esse perfil falso manda uma mensagem dizendo que eu preciso falar, e quando o político ou o empresário recebe o recado e retorna, recebe uma outra mensagem dizendo que eu estou em reunião com Dom Jaime e pede para me ligar em um outro número, que seria o meu celular particular. É quando acontece o golpe. A pessoa diz que existe uma criança com leucemia que necessita tomar quatro injeções, e que eu já teria conseguido três. Para comprar a última, o golpista pede dinheiro. A quantia varia", relatou.

Ao procurar a delegacia do conjunto Pirangi, a 10ª DP, padre Nunes disse que encontrou um casal que é dono de um posto de combustíveis e que estava lá para prestar queixa do criminoso. "O casal contou que chegou a depositar mais de R$ 2 mil na conta do golpista", revelou.

Segundo o Código Penal Brasileiro, o estelionato é capitulado como crime contra o patrimônio, sendo definido como "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento". A pena é de um a cinco anos de prisão e multa.

G1RN*


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.