Inscrições no Programa voltado a alunos de escolas públicas terminam neste domingo (17)

O IFRN encerra neste domingo (17), as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados ou que já concluíram o 9º ano, desde que tenham cursado todas as “séries” ou “anos” do fundamental em escola da rede pública.

O Programa objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos da rede pública contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela internet, através do Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/). A taxa de inscrição custa R$ 20 e deverá ser paga até o dia 18 de abril.

O ProITEC funciona como um curso preparatório para o Exame de Seleção, processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos do Instituto. Na modalidade Educação a Distância (EaD), disponibiliza aos candidatos inscritos, que comprovarem estudar em escola pública, o material didático, que contém um livro texto, acompanhado de DVD com as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos. Não há limite de vagas oferecidas.

Para ter acesso ao material ofertado pelo Programa, é necessário confirmar a inscrição no ProITEC. Para isso, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, no período de 10 a 13 de maio de 2016, no campus do IFRN para o qual fez inscrição:


a) uma foto 3x4 recente; 
b) documento de identificação, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original); 
c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original); 
d) a certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original);
e) o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original), para os candidatos que já concluíram o ensino fundamental integralmente em escola pública.
Dentro do programa ainda existe a aplicação de uma prova nos moldes do Exame de Seleção, para que os candidatos inscritos no ProITEC se adaptem à dinâmica do processo seletivo. Para tanto, haverá a publicação do Cartão de Inscrição – que contém as informações sobre o local e horário de prova – a partir dia 12 de agosto. A avaliação acontece no dia 21 do mesmo mês.  


Exame de Seleção

O Exame de Seleção é o processo seletivo anual que oferta vagas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada no IFRN. O Exame 2017 terá o edital lançado em agosto.

A relação existente entre o ProITEC e o Exame de Seleção se dá apenas em relação à taxa de inscrição, uma vez que quem paga o ProITEC estará isento do pagamento de inscrição para o processo seletivo destinado aos cursos técnicos, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017.

A nota da prova do ProITEC não será utilizada para concorrer às vagas dos cursos ofertados pelo Exame de Seleção.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.