NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICA - Secretaria de Saúde de Riacho de Santana


Em virtude de diversos questionamentos e falácias em relação ao trabalho de vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde de Riacho de Santana/RN, vem através desta nota esclarecer alguns acontecimentos ocorridos nos últimos dias. Onde, as doses das vacinas são disponibilizadas pelo ministério da saúde e a quantidade que cada município recebe, obedece a critérios populacionais e definido pelos grupos a serem vacinados (neste primeiro momento, idosos e profissionais da saúde). Como a campanha nacional iniciou com um mês de antecedência já foi previsto que as remessas de vacina fossem enviadas de forma fragmentada, em pequenas quantidades, por isso, nosso município recebeu pequenos lotes contendo 18% e outro com 6%, quantidade inferior ao nível populacional do município nessa faixa etária. Assim, destinando estes lotes a população mais idosa e debilitada entre 70 e 80 anos de idade, como foi orientado pelo ministério da saúde, e os demais idosos serão vacinados nos lotes que receberemos posteriormente.

Porém, ao dar início a campanha no município, recebemos uma reclamação do senhor João Teixeira, que afirmou não ser vacinado nos primeiros dias de campanha e nós, enquanto secretaria de saúde explicamos o motivo pelo qual não foi feito a vacina, pois o mesmo possui a idade de 62 anos e consegue desempenhar todas as suas atividades de rotina, sem nenhuma limitação, diferente dos idosos com idades mais avançadas. Entretanto, existe um documento assinado pelo senhor João Teixeira, mais precisamente no ano de 2013, onde ele e a senhora sua esposa RECUSAM AS VISITAS DOMICILIARES do agente de saúde. (documento anexado CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR).

O mesmo ainda afirmou que sua filha de pouco mais de 30 anos haveria tomado a vacina e como não tínhamos conhecimento do fato, nos certificamos com a equipe que se encontrava em campo realizando as vacinas e nos foi confirmado que nenhuma das enfermeiras da área haveria aplicado a vacina na jovem referida. No entanto, no decorrer dos dias, com o apurar dos fatos, podemos constatar que a enfermeira Daiane Bispo, que tem relação familiar (cunhada) com a jovem, filha do Sr. João Teixeira, realmente aplicou a vacina, realizando uma conduta não condizente com as regras do ministério da saúde e também do nosso município.

Sendo assim, é necessário informar que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Sra. Camila Cíntia Pereira Fontes, não tinha conhecimento do ocorrido e vem, por meio desta esclarecer os fatos e reiterar o compromisso com a população, onde já está sendo tomada todas providencias e medidas cabíveis com relação a enfermeira citada, para que possamos honrar  com o compromisso com toda a população santanense, oferecendo-lhes atendimento com responsabilidade e ética profissional.

CAMILA CÍNTIA PEREIRA FONTES.
Secretária Municipal de Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.