Presidente Lula é o primeiro a receber o novo documento de identidade

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Marisa Letícia foram os primeiros a receberem seus RICs (Registro de Identidade Civil), um cartão com chip que irá substituir o RG como o principal documento de identificação dos brasileiros. Os cartões foram entregues a eles nesta quinta-feira (30), durante a cerimônia de lançamento do RIC, pelas mãos do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski.

O novo documento conta com uma série de mecanismos de segurança, além de um chip para armazenar dados como sexo e origem do indivíduo, data de nascimento, assinatura, impressões digitais, entre outros. O chip do RIC ainda trará dados de outros documentos nacionais, como o CPF e título de eleitor, por exemplo.

Um documento no nome do vice-presidente da República, José Alencar, também foi emitido pelo Ministério da Justiça, como homenagem ao político que, segundo o ministro Luiz Paulo Barreto, foi “um dos grandes incentivadores do projeto”. Alencar está internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, onde trata de um câncer.
Segundo Barreto, o novo RG será um dos “mais modernos documentos de identificação do mundo”. Ele conta que, todos os atuais documentos permanecem válidos e que a substituição será gradual.

- É um documento principalmente prático, que permitirá ao brasileiro unir a identidade, junto com o título de eleitor, certificado de reservista e, no futuro, servir como documento único que pode até ser utilizado em transações bancárias.

Já em 2011, o ministério espera emitir 2 milhões de documentos, a começar por Brasília e pelos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro.

- Espero que já em 2011 haja adesão de todos os Estados da Federação. Os Estados vão manter sua autonomia na emissão do documento, mas esse será um documento de formato nacional com uma base de identificação também nacional, que não permite que uma pessoa tire dois documentos em seu nome.

r7.com

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.