Cidadão já pode receber CPF na hora em que faz o cadastro dos dados nos Correios

A população que deseja fazer o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF) já pode receber o número do documento no momento em que fizer o cadastro dos dados nas agências dos Correios.

O serviço de entrega imediata do CPF já está disponível nas 6.249 unidades dos Correios de todo o país. Nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, essa atividade só estará possível a partir do próximo ano. 

Até então, a emissão do número do CPF só era realizada após um prazo de até sete dias úteis.
De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, após o atendimento nas agências dos Correios, o próprio cidadão poderá imprimir o comprovante de inscrição do CPF pela página da Receita Federal na internet, através do endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, por meio de certificado digital ou código de acesso.

Dessa forma, a emissão do cartão do CPF em plástico e a necessidade da emissão da segunda via já não são mais necessárias, já que o comprovante de inscrição estará disponível gratuitamente para todos os contribuintes no site da Receita. Em caso de perda do documento, é só retirar um novo comprovante na internet. Quem já tem o CPF na versão em cartão, não precisa se preocupar nem procurar as agências dos Correios para regulamentar o documento, desde que ele esteja em dia. Já, quem está com o CPF atrasado, deve procurar uma agência da Receita Federal para resolver o problema.

Nos casos em que os problemas forem detectados durante o atendimento para a aquisição do número, o contribuinte será informado na mesma hora sobre as pendências existentes, entretanto não haverá quebra do sigilo. Nesses caos, o cidadão também deverá se dirigir a uma unidade da Receita Federal para resolver as pendências.

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.