Cosern reforça cuidados na segurança com a rede elétrica durante o período junino

O período dos festejos juninos está se aproximando e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, intensifica o trabalho que faz ao longo de todo ano para alertar à população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. Em quase todas as cidades do Rio Grande do Norte são realizados eventos de médio e grande porte no mês de junho e o alerta antecipado vale para todos os atores envolvidos na realização e na participação das festas.

Durante os festejos juninos, os principais riscos são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. 

Confira as dicas da Cosern:
- Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
 Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.
- Enfeites de ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços não podem ser pendurados nos postes da Cosern, pois isso pode provocar acidentes.
- Não solte balões, pois, além de crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
- Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro.

A Cosern reforça que é necessário solicitar a ligação provisória de energia elétrica para realização de festas juninas. O prazo mínimo para fazer a solicitação da ligação provisória, protocolado numa das agências de atendimento presencial da Cosern ou na rede credenciada, é de no mínimo 03 (três) dias úteis de antecedência da data desejada e são exigidos os seguintes documentos:
- RG e CPF, se pessoa física;
- Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (conforme o caso);
- RG e CPF do representante legal, se pessoa jurídica;
- Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;
- Escritura pública ou particular, para os casos de solicitação em local particular.
- Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter  uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.
- A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica e contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.

Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:
- Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.
- Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).


0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.